Dourados – MS domingo, 05 de dezembro de 2021
Dourados
35º max
23º min
Dia do Professor

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". (Paulo Freire)

15 Out 2021 - 17h30Por *Gleice Jane
* Professora nas escolas Reis Veloso, Abigail Borralho e Presidente Vargas - * Professora nas escolas Reis Veloso, Abigail Borralho e Presidente Vargas -

De maneira simples e acertada, sempre relacionando educação e sociedade, nosso querido e eterno filósofo nos leva a pensar sobre a fundamental importância da educação e daquelas(es) que a edificam na luta por uma sociedade justa e pacífica. 

Dia 15 de outubro é o nosso dia, e temos de celebrar com todas as forças de nossas existências. Contudo, sabemos que o teor do trabalho docente não cabe em um só dia, por que é feito de métodos, de técnicas de teorias, mas também de sonhos, esperança e de lutas que transcendem a aula, a sala de aula, os muros da escola. 

Muito embora, tenhamos grandes companheiros na luta da educação, a história da educação se confunde com a história das mulheres. Somos a grande maioria no exercício da profissão e em alguns momentos e locais, a educação é/foi exercida somente pelas mulheres. A desigualdade de gênero é percebida na valorização do trabalho da educação, que em muitos momentos é invisível aos olhos das políticas construídas especialmente por homens brancos e ricos.Um desses, Paulo Maluf, em um discurso extremamente preconceituoso, chegou a dizer que “professora não é mal paga, é mal casada.”

Num passado recente, as professoras eram chamadas de “tias”, trazendo para o contexto da sala de aula o não reconhecimento da profissão “professora”. Após anos de luta e debate sobre o tema, conquistamos o direito de sermos chamadas de professoras e junto com este direito conquistamos a visibilidade da educação e a necessidade de investimento na mesma. 

Junto com nossos companheiros, conquistamos a escola pública como um direito universal para toda as crianças e adolescentes, a lei do piso nacional com direito a salário mínimo educacional e maior tempo para a preparação das aulas, com um terço da hora atividade, capacitações, melhores condições de trabalho, salas de tecnologias, mais recurso para a merenda escolar, livros na maioria dos componentes curriculares e conquistamos, por um tempo, o direito a sonhar alto com a educação. 

Quando o Brasil descobriu o Pré-sal e colocou a educação como prioridade nos Royaltes, nós acreditamos que o país iria finalmente todas as nossas expectativas seriam atendidas. Professoras e professores sonharam, lutaram, conquistaram, mas a história é cíclica e,infelizmente com a mudança da política econômica, esse sonho não se concretizou. 

Nos últimos anos, acompanhamos o desmonte da educação, da ciência e da tecnologia. Professoras e professores sofreram duros ataques com as reformas do ensino médio, da previdência, trabalhista e com a terceirização. Neste momento, temos um novo desafio, lutamos contra a PEC32, que prevê a privatização das escolas públicas. Tal reforma é o maior de todos os ataques até o momento. Por meio desta política,corremos o risco de ver nossas escolas públicas não serem totalmente gratuitas e voltarmos ao tempo em que a escola não era lugar para todas as crianças e adolescentes. 

Os efeitos catastróficos da pandemianos trouxeram novos desafios para a luta. Permitiu-nos descobrir que a educação a distância não funciona e não há qualquer possibilidade de transformar uma nação por meio dela. Também experimentamos as salas de aulas com números reduzidos de estudantes e, junto com estudantes, constatamos que é possível melhorar a qualidade da educação com salas de aulas adequadas. 

Ainda que o momento seja difícil, nós seguimos lutando e acreditando que outro Brasil é possível. Juntas(os) venceremos! Abraços paulofreirianos. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acessibilidade é dignidade!
Artigo

Acessibilidade é dignidade!

04/12/2021 08:00
Acessibilidade é dignidade!
Editorial

Pagamento em dia

04/12/2021 07:00
Edital de Proclamas
Edital

Edital de Proclamas

03/12/2021 15:48
Edital de Proclamas
Marquise de casa em construção desaba e mata trabalhador
Dourados

Marquise de casa em construção desaba e mata trabalhador

03/12/2021 14:45
Marquise de casa em construção desaba e mata trabalhador
Considerado referência nacional, nova sede do DOF em Dourados está com mais da metade da obra concluída
Dourados

Considerado referência nacional, nova sede do DOF em Dourados está com mais da metade da obra concluída

03/12/2021 10:08
Considerado referência nacional, nova sede do DOF em Dourados está com mais da metade da obra concluída
Últimas Notícias