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Pedágio na MS-306 deve iniciar somente em 2021

05 Dez 2019 - 20h00Por Redação
Leilão da MS-306 na Bolsa de Valores de São Paulo - Crédito: Chico RibeiroLeilão da MS-306 na Bolsa de Valores de São Paulo - Crédito: Chico Ribeiro

O Governo de Mato Grosso do Sul leiloou nesta quinta-feira (5) a primeira concessão de rodovia estadual e obteve um valor surpreendente até mesmo para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O Consórcio Way -306 – liderado pela Bandeirantes Engenharia com as empresas TCL Tecnologia e Construções, Senpar, Torc Terraplanagem e GLP Brasil – garantiu o direito de exploração da MS-306 pela outorga de R$ 605,3 milhões e deve iniciar a cobrança de pedágio somente em 2021.

“A outorga foi muito além das expectativas, não fazia parte da proposta econômica do projeto e isto só demonstra a confiança do mercado no Estado de Mato Grosso do Sul e no projeto”, comemorou o governador Reinaldo Azambuja.

O leilão aconteceu na Bolsa de Valores de São Paulo e os recursos serão depositados no Fundersul e devem ser injetados em melhorias de outras estradas da malha rodoviária estadual.  O ato foi acompanhado pelo vice-governador e secretário de Infraestrutura Murilo Zauith, que também demonstrou entusiasmo com o resultado. “Êxito total, visto que a proposta vencedora foi 500% maior da segunda concorrente”, disse, completando que o Estado trabalha em projetos de concessões de mais nove rodovias estaduais.

“Nós temos um escritório, que trabalha tanto com concessão como Parcerias Público-Privada, que está trabalhando em estudos para definir a modelagem de outros projetos para outras rodovias”, disse Gabriela Rodrigues, coordenadora da área jurídica do Escritório de Parcerias Estratégicas, da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica.

Segundo Giovanni Mott, diretor de novos negócios da Bandeirantes, e Danilo Marcondes, diretor de investimentos em Infraestrutura da GLP Brasil, a proposta vencedora foi bem acima da segunda concorrente. Os executivos afirmaram que apesar desta diferença, os estudos realizados pelo consórcio levaram em consideração três principais variáveis: tráfego, Opex e Capex (investimentos).  “Os números estão bem calibrados. É uma rodovia muito interessante porque é basicamente uma rota de passagem pros grãos e se encaixa muito bem na nossa tese de investimento que é de investir em ativos que tem disposição ao agronegócio brasileiro e que também é uma rodovia muito importante para a região porque integra três cidades de Mato Grosso do Sul, Chapadão do Sul, Cassilândia e Costa Rica”.

A rodovia também é polo de integração comercial entre os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Minas Gerais, sendo rota de escoamento de produção de açúcar, álcool, algodão, soja e milho.

Modelagem

Dois consórcios participaram do leilão de concessão da MS-306. Via Brasil MS e Way 306. A outorga vencedora superou em cerca de 500% a oferta de R$ 100 milhões da Via Brasil.

O contrato de concessão da MS-306 tem estimativa de investimentos de aproximadamente R$ 1,7 bi no período de 30 anos. Segundo estudos, com a concessão deve ocorrer a redução do número de acidentes, geração de mais de dois mil empregos diretos e indiretos, diminuição do tempo de deslocamento e economia de R$ 4 milhões/ano em investimentos na manutenção da rodovia.

O contrato entre o consórcio e o Estado deve acontecer em até 90 dias, com pagamento de 19% do valor da proposta de R$ 605.306.000,00 de outorga. As obras na rodovia têm previsão de início em meados de 2020, e as praças de pedágio no período de um ano após início dos investimentos.

 

Fonte: MS.gov

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