Dourados – MS sexta, 30 de julho de 2021
Dourados
18º max
min
Cidades

Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai

17 Jun 2021 - 16h00Por Governo do Estado
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai - Crédito: Assessoria Itaipu Crédito: Assessoria Itaipu

O governador Reinaldo Azambuja se reuniu nesta quarta-feira (16) com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Ferreira, na sede da instituição, em Foz do Iguaçu, com a presença do governador do Paraná, Ratinho Júnior. No encontro foram apresentados projetos de parceria, entre eles um programa em conjunto para melhorar e combater o assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai.

“Propomos algumas parcerias em relação a questão ambientais, como melhorar a bacia dos rios Iguatemi e Amambai, que são afluentes e descem até o lago de Itaipu. Eles estão muito assoreados e por isso podemos fazer um programa em conjunto neste sentido”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

O governador destacou que a reunião foi produtiva, para que haja ações em conjunto entre Paraná, Mato Grosso do Sul e Itaipu. “Vamos entregar um documento do Codesul ao general, propondo algumas ações no entorno do lago tanto do lado do Paraná, como de Mato Grosso do Sul”.

O titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, disse que foi apresentada uma proposta de gestão de recursos hídricos, em torno da conservação do solo e água.

“Uma proposta que incluem os rios de Mato Grosso do Sul que tem grande contribuição em Itaipu. Vamos avançar nesta parceria”. O secretário também citou o pedido de apoio a Itaipu para um estudo de uma ponte entre Paranavai (PR) e Taquarussu (MS). “Foi uma agenda muito positiva”.

O governador Reinaldo Azambuja e Ratinho Júnior também pediram que Itaipu faça parte do programa “Codesul 2040”, que visa criar um planejamento dos próximos 20 anos, para o desenvolvimento dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A comitiva ainda aproveitou para visitar as obras da ponte binacional em Foz do Iguaçu, que faz parte do tratado com Itaipu para rota bioceânica. Ainda discutiram o cronograma da ponte do Rio Paraguai, que vai ligar Porto Murtinho a Carmelo Peralta, que tem previsão de ser lançada a licitação em julho.

“Os investimentos relacionados à rota biocêanica representam o desenvolvimento para o nosso Estado, para a região, e para todo o país, considerando o acesso mais rápido, competitivo com os nossos clientes comerciais”, disse o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Além dos governadores e do diretor-geral de Itaipu, participaram do encontro os secretários estaduais Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Jaime Verruck (Semagro).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imunização

Impacto da vacinação nos municípios de fronteira apresenta 63% de queda de casos de Covid-19 em MS

30/07/2021 16:00
Campanha

Hemosul de Naviraí realiza em agosto campanha para conseguir doação de sangue

30/07/2021 14:00
Cidades

Com apoio do Governo do Estado, usina de etanol vai gerar 150 empregos diretos e 2 mil indiretos

30/07/2021 11:00
Com 6 mil doses, Dourados baixa idade e cria “Rolêzinho da vacina” para público de 20 anos ou mais
Imunização

Com 6 mil doses, Dourados baixa idade e cria “Rolêzinho da vacina” para público de 20 anos ou mais

30/07/2021 10:00
Com 6 mil doses, Dourados baixa idade e cria “Rolêzinho da vacina” para público de 20 anos ou mais
Mato Grosso do Sul reforça as ações para prevenir incêndios
Estiagem

Mato Grosso do Sul reforça as ações para prevenir incêndios

30/07/2021 09:00
Mato Grosso do Sul reforça as ações para prevenir incêndios
Últimas Notícias