Prefeitura de Ivinhema adere a REDESIM e facilita abertura de empresas. - Crédito: Foto: Paulo César
O prefeito Éder Uilson (Tuta), juntamente com secretária de Finanças, Nídia Penteado; de Saúde, Ana Buhler; de Tributação, Carlos Fuzinato; o coordenador da Vigilância Sanitária, Claudio Cruz e o Capitão do Corpo de Bombeiros, Pablo Diego Barros; e o Presidente da Fumatur, Paulo Cézar Tamanini; recebeu dia 01, em seu gabinete o analista técnico do Sebrae, Júlio César da Silva, que demonstrou em uma palestra, os benefícios da instalação do projeto REDESIM - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios - em Ivinhema.A REDESIM é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial de MS. A iniciativa integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Orgãos e entidades federais, estaduais e municipais fazem parte deste processo previsto para 22 municípios de MS.
De acordo com o prefeito Tuta as vantagens do projeto são inúmeras no que diz respeito à agilidade e transparência no processo de abertura de empresas e no desenvolvimento do município.“Estamos em novos tempos, Ivinhema precisa aceitar que precisamos trabalhar com transparência. O que a prefeitura quer é arrecadar mais sem aumentar impostos, e é isso que a REDESIM propõe. Nosso município foi escolhido e está entre os 22 que se destacam hoje por atrair empresas e se desenvolver mesmo diante a essa crise nacional, temos a certeza que esse projeto vai alavancar e facilitar muito a instalação de novas empresas, que irão gerar mais empregos e promover o desenvolvimento local”.
A Redesim trata-se de uma sistemática completa e padronizada voltada para a desburocratização dos trâmites de abertura, alteração e encerramento de empresas.
A agente de desenvolvimento do Sebrae de Ivinhema, Tina Escarmanhani, explicou que o sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. “O programa implantado pela Junta Comercial e pela Prefeitura vai modificar todo o processo facilitando a vida dos empresários, vale lembrar que apenas 22 municípios fazem parte dessa rede, que foram escolhidos por estarem em uma fase de desenvolvimento e nos orgulha saber que Ivinhema foi contemplado com esse importante projeto. Estamos empenhados para implantar essa proposta, para racionalizar, simplificar, desonerar e integrar o processo de registro de empresas, algo que consideramos fundamental para o desenvolvimento”, disse Tina.
O sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. Com a Redesim, os usuários também poderão obter informações e orientações pela internet ou de forma presencial, a exemplo do acesso a dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas.