
Este é um viés do cenário da pecuária paraguaia que o assessor da Asociación Rural Del Paraguai, Marcos Medina, quer mostrar no Congresso Internacional da Carne, na palestra ‘A realidade do Paraguai na produção de carne’. “A pecuária é um dos setores de maior representatividade no Paraguai, não só no segmento da produção, mas no desenvolvimento do Paraguai”, enfatiza Medina, destacando que a associação tem importante atuação também na área social, em especial na região do Chaco paraguaio.
A credibilidade da instituição sustenta o propósito de mostrar a imagem de um país diferente. “Queremos mostrar um Paraguai de honestidade, trabalho e confiança”, disse o dirigente. Aliado ao Brasil, Uruguai e Argentina, o Paraguai ganha destaque no setor agrícola não somente dentro do Mercosul, mas também em âmbito mundial.
Segundo Medina, a imagem da pecuária foi fortalecida com a declaração da OIE, em 2009, de que o sistema de sanidade do país é confiável. O reconhecimento externo veio também com a oportunidade de dar apoio técnico durante a crise da febre aftosa na Ásia, na Coréia e Japão. “Mostrou que esses países reconhecem e confiam no nosso trabalho”, avaliou.
Entre os 10 maiores exportadores de carne mundial, o Paraguai tem um rebanho de ovinos de 12,3 milhões de cabeças. A Asociación Rural tem cerca de três mil associados e aglutina cerca de 40 mil produtores rurais. A cadeia da pecuária responde por 12,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e gera aproximadamente 500 mil postos de trabalho diretos, contribuindo com 20% da pauta de exportações paraguaia. Atualmente, a comunidade brasileira no Paraguai é formada por mais de 500 mil pessoas.
O Congresso Internacional da Carne é uma realização do International Meat Secretariat (IMS/Opic) em conjunto com a Famasul.
O evento tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS (Sebrae), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural – FUNAR, Fórum Permanente da Pecuária de Corte da CNA e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conta com o patrocínio da John Deere, Marfrig, AllFlex, Safe Trace, Valefert e Banco do Brasil e o apoio do Convention Visitor Bureau.
O Congresso Internacional da Carne será realizado na Capital nos dias 7, 8 e 9 de junho.
Deixe seu Comentário
Leia Também

clima
Temperaturas sobem um pouco, mas instabilidades se mantém nesta quarta-feira
20/01/2021 07:12

tempo
Clima chuvoso e fresco continua nesta terça-feira
19/01/2021 07:14

chuvas
Rio Miranda em Bonito atinge nível de emergência e deixa Defesa Civil em alerta
18/01/2021 16:45

política
Governo anuncia pavimentação da MS-166 e amplia logística da produção
18/01/2021 14:05

Cidades
CNH vencida em janeiro do ano passado, precisa ser renovada até este mês
16/01/2021 14:30