Estande do smart no Cobo Center - Crédito: Foto: AP
Após o período de recessão, a edição 2011 do Salão de Detroit promete surpreender até nos estandes. As montadoras aceleram os preparativos para a maior mostra de automóveis dos Estados Unidos que abre as portas para a imprensa na próxima segunda-feira (10). O público poderá conferir as novidades a partir do dia 15 até o dia 23 de janeiro.De acordo com os organizadores, as montadoras estão investindo mais em seus estantes, um bom sinal para a indústria, pois mostra a recuperação das fabricantes, principalmente das empresas norte-americanas.
\"É um ambiente muito competitivo agora. O mercado está começando a voltar”, disse um dos organizadores, Bill Perkins, proprietário de concessionárias da General Motors. \"Detroit precisa brilhar. Todo mundo quer ter certeza de que temos uma boa mostra este ano.\"
#####Crescimento
A feira acontece no mesmo momento em que as vendas de automóveis nos Estados Unidos subiram pela primeira vez desde a recessão. Em 2010, foram comercializadas 11,6 milhões de unidades de veículos e caminhões, alta de 11% em relação a 2009. O crescimento foi o mesmo observado no mês de dezembro, quando foram vendidos 1,14 milhões de modelos.
\"É um momento emocionante\", disse Scott LaRiche, gerente-executivo de uma concessionária Chevrolet. \"É quase como um ressurgimento de Detroit. Você ter a Chrysler, a GM e a Ford na cidade é muito importante para brilhar. Muitas pessoas ao redor do mundo estão olhando para nós por causa do salão.\"
#####Montadoras retornam
A Porsche, que não participou das últimas três edições do Salão de Detroit, está retornando este ano com uma estreia mundial, ainda mantida em segredo. \"Ter de volta a Porsche é a validação de que o Salão do Automóvel de Detroit é o lugar para passar a sua mensagem para fora da América do Norte\", disse o diretor do Salão do Automóvel de Detroit, Barron Meade.
Com a recuperação da economia e a retomada da indústria, os organizadores esperam um aumento de público nesta edição. Em janeiro de 2010, o número de visitantes foi de 714 mil, uma queda de aproximadamente 8 % em relação a 2009.
#####Detroit fora?
Há dúvidas de que Detroit continuará sediando a feira. Os organizadores reclamaram que o centro de convenções está envelhecido e deve ser melhorado e ampliado para se manter competitivo.
Mas um conselho regional, que assumiu a operação do Cobo da cidade de Detroit, investiu cerca de US $ 3 milhões em melhorias no espaço, incluindo US$ 400 mil para consertar vazamentos no telhado do edifício. Outros 1,5 milhões dólares foi gasto em reforma elétrica. Para 2012, está previsto a expansão do espaço em 25 mil metros quadrados.
(Autoesporte.com)