Dourados – MS quarta, 22 de setembro de 2021
Dourados
35º max
18º min
Institucional - Setembro
Caderno B

Professor lança livro “(Homo) Sexualidades e Foucault”

17 Nov 2016 - 13h45
Professor Miguel Gomes Filho é  Doutor e mestre em Educação pela UFMS e autor do livro “ - Crédito: HomoProfessor Miguel Gomes Filho é Doutor e mestre em Educação pela UFMS e autor do livro “ - Crédito: Homo
O professor Miguel Gomes Filho lança, no próximo sábado, o livro "(Homo) Sexualidades e Foucault – Para o Cuidado de Si". A noite de autógrafos acontece a partir das 20h, na Livraria Canto das Letras.

A obra apresenta as possibilidades da constituição da sexualidade como forma de manifestações de desejos, modos de vida e estética da existência, e, ainda, analisa o contraponto entre normalização e espaços de liberdades existentes. "Miguel Gomes Filho, ao abordar a temática da construção das "verdades" da homossexualidade, enquanto categoria discursiva, produzida pela vontade de verdade e relações de poder, constrói uma pesquisa pautada pela crítica e pela reflexão sobre os novos sujeitos. Neste sentido, através de uma análise teórico-conceitual, fundamentada, sobretudo, em ideias do filósofo e historiador Michel Foucault, este trabalho evidencia a emergência do discurso da homossexualidade na atualidade, levando em consideração a estreita relação entre verdade e poder", assinala no prefácio, Losandro Antônio Tedeschi, professor e coordenador da Cátedra Unesco/Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras".

O livro da Editora Appris está dividido em três capítulos: Entrelaçando Gênero e Sexualidade; Ciência e Verdade: a Emergência da Vida; Governo da Verdade e Condução da Vida. "Miguel utiliza-se de fragmentos das práticas culturais, buscando os autores para dialogar e preceder algumas análises, em exercícios teóricos e metodológicos, montando um mosaico de relações, pelas concepções em movimentos constantes, que foram transformadas em discursos das instituições e de individualidades, pelos modos possíveis de subjetivações, subjetividades e objetividades. Em pauta, a homossexualidade em pontos extremos – anormalidade e a normalidade", pontua Antônio Carlos do Nascimento Osório, professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), coordenador do Grupo de Estudos e Investigações Acadêmicas nas Referenciais Foucaultianos (Geiaf).

Biografia

Miguel Gomes Filho nasceu em Fátima do Sul. É Doutor e mestre em Educação pela UFMS. É graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atuou por vários anos como professor de Filosofia e diretor escolar, na Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e ministrou aulas nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Pedagogia e Direito. Atualmente, é professor adjunto na Faculdade de Educação (Faed) e coordenador do Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual (NEDGS), da UFGD e membro do Geiarf.

Serviço

"(Homo) Sexualidades e Foucault – Para o Cuidado de Si" de Miguel Gomes Filho. Local: Livraria Canto das Letras, Avenida Weimar Gonçalves Torres, 2.440, loja C, centro, telefone (67) 3427-0203.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
IMPRESSO

Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário

05/07/2021 13:00
Câncer em cães e gatos é cada vez mais comum, afirma veterinário
Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size
MERECIDO

Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size

30/04/2021 14:59
Sul-mato-grossense é eleita Miss Universo Plus Size
Últimas Notícias