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Primeiras impressões: Nissan March

07 Jun 2011 - 13h10
Nissan March terá preços de até R$ 30 mil
 - Crédito: Foto: DivulgaçãoNissan March terá preços de até R$ 30 mil - Crédito: Foto: Divulgação
O compacto Nissan March chega às lojas brasileiras apenas em outubro, mas as ações para o lançamento do modelo no Brasil já começaram. A marca japonesa já disponibiliza algumas unidades para serem testadas pelos próprios consumidores, em atividades abertas ao público aos fins de semana. Chamado de Nissan Inova Show, o evento promete levar a “experiência da marca” para mais de 100 mil pessoas, em 30 cidades brasileiras.

“É muito difícil ter o reconhecimento da marca pelo consumidor no país. Então, é importante colocar os carros próximos aos consumidores. Neste evento, as pessoas vão tocar em um Nissan”, explica o presidente da montadora no Brasil, Christian Meunier. O argumento do executivo justifica o slogan utilizado para o lançamento do modelo compacto, “o primeiro carro popular japonês do Brasil”.

O G1 experimentou o carro em São Paulo, na última segunda-feira (6), em evento para a imprensa. O March, já visto no último Salão de SP, terá preços de até R$ 30 mil. Associando o baixo custo à qualidade \"tradicional\" de um carro nipônico, a Nissan pretende alavancar as vendas da marca e aumentar a participação de mercado no país de 1,6% para 5% até 2014.

Isso significa que, se o March emplacar no mercado, a Nissan precisará de uma nova fábrica no Brasil. “Já estamos estudando onde poderemos instalar essa fábrica, para produzirmos localmente o March”, ressalta Meunier. A meta é vender a média de 4 mil unidades por mês do modelo. O presidente da companhia no país destaca que o pós-venda terá uma atenção especial, para que os valores das peças e dos serviços de manutenção sejam compatíveis ao valor do carro. Isso porque, por enquanto, o March é fabricado no México.

Primeiras voltas no March

Na abertura do Nissan Inova Show em São Paulo, foi possível sentir, em um circuito sinuoso delimitado por cones, qual será a “pegada” do March -também chamado de Micra em outros mercados. Por causa da limitação do evento, o carro não passava muito dos 20 km/h, mas já foi possível conferir o acabamento e ter uma noção da dirigibilidade do modelo.

Perto de outros veículos da Nissan, o acabamento interno do March é inferior, o que justifica, inclusive, o baixo preço. Mesmo assim, ao comparar com concorrentes como Gol, Uno e Sandero, a qualidade dos materiais utilizados é bem melhor.

O espaço interno para quem está nos bancos da frente é suficiente para se ter conforto; no entanto, as pernas de quem fica no banco de trás sofrem um pouco. Por outro lado, os bancos são bem confortáveis e revestidos em tecido de boa qualidade. O ponto fraco, neste caso, é o pequeno porta-malas – o menor perto de seus principais concorrentes (veja tabela acima).

Vantagem é a dirigibilidade

A principal vantagem do compacto está na dirigibilidade. O carro é extremamente macio. Em baixas velocidades, embreagem e transmissão (no caso, manual de cinco marchas) agem de forma leve, com encaixes precisos. Características ideais para o \"anda e para\" das cidades, mas talvez não tão práticas nas estradas. Como não foi possível testar o carro em altas velocidades, não é possível falar sobre como o modelo se comporta em condições mais esportivas. O March será oferecido também com transmissão automática de quatro velocidades.

A versão testada pelo G1 foi a equipada com motor 1.6 flex de quatro cilindros e 16 válvulas, que gera 106 cavalos de potência a 5.600 rpm e 14,5 kgfm a 4.000 rpm de torque. Segundo dados da fabricante, o carro tem consumo médio de 15 km/l na cidade e de 17,7 km/l na estrada. De acordo com a Nissan, o modelo será vendido também na versão 1.0 flex. Devido ao tipo de circuito, nesta “prévia” não foi possível conferir o desempenho do motor em situações reais como subidas, ultrapassagens e extensas retas.

Jogo de cintura o carro tem, o que inclui boa visibilidade nas manobras, estabilidade nas curvas e itens de série importantes, como a direção elétrica – com ajuste de altura. Ela garante conforto excepcional e mais segurança, já que fica mais resistente conforme o aumento da velocidade.

Itens de série

Além da direção elétrica, a Nissan promete um pacote básico de série que inclui espelhos externos reclináveis, travas elétricas sensíveis à velocidade, imobilizador, computador de bordo, porta-luvas com tampa e porta-cartões, desembaçador traseiro, cobertura de bagageiro desmontável e encosto traseiro reclinável.

A partir da versão Sense são incluídos ar-condicionado, controle remoto para liberação de travas e bagageiro, direção eletricamente assistida, sistema de áudio AM/FM/CD/MP3, com entrada auxiliar para conectar dispositivos de música como o iPod, e quatro buzinas; assim como alarme antirroubo e limpador traseiro. A versão Advance vem ainda com vidros e espelhos elétricos e airbags frontais.

Se as campanhas agressivas para melhor o reconhecimento da marca japonesa no mercado brasileiro funcionarem, a Nissan vai dar uma boa dor de cabeça a seus concorrentes, inclusive aos chineses, que têm entrado no Brasil com a meta de “revolucionar” o mercado. Sem querer entrar no quesito gosto, o que pesa contra o popular da Nissan é o design. As linhas do carro são comuns demais para um modelo com tal apelo popular.

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