Dourados – MS quarta, 23 de junho de 2021
Dourados
28º max
16º min
Pets

Reinaldo recruta braço direito de Londres para fortalecer bases tucanas

04 Jan 2016 - 09h13
Dorival Betini e Sérgio de Paula em “selfie” na Casa Civil. - Crédito: Foto: Divulgação/Arquivo PessoalDorival Betini e Sérgio de Paula em “selfie” na Casa Civil. - Crédito: Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
De olho nas eleições municipais de outubro, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deu início a uma investida visando o fortalecimento das bases eleitorais tucanas. A ideia é aumentar o número de prefeituras governadas pelo PSDB em Mato Grosso do Sul – atualmente são 14 –, além de ampliar as cadeiras nas Câmaras de Vereadores.


Azambuja começou recrutando para o seu staf político o braço direito do ex-deputado estadual Londres Machado (PR), o assessor parlamentar Dorival Betini (PMB), atualmente operando no gabinete da deputada estadual Grazielle Machado (PR), filha do cardeal republicano, na Assembleia Legislativa.


Habilidoso e com trânsito livre na maioria dos partidos políticos, Betini cuidou das bases eleitorais de Londres Machado, principal articulador político no gabinete da filha na Assembleia, desde a época em que o deputado exercia mandato. Ele também presta assessoria ao deputado federal Geraldo Resende (PMDB) e controla o PMB (Partido da Mulher Brasileira) em Mato Grosso do Sul. Já prevendo mais atribuições, Betini deve entregar o comando da legenda para a deputada estadual Mara Caseiro (ex-PTdoB), recém filiada.


Londres reinou na Casa por 11 mandatos consecutivos, dos quais, sete no comando da Mesa Diretora, onde, além de presidente, ocupou a primeira-secretaria, o segundo cargo mais importante.


Bacharel em Direito, Dorival Betini opera nos bastidores nas articulações com prefeitos e vereadores, estratégia bem sucedida até agora.


Ele terá a incumbência de mapear o Estado para saber qual a liderança interessada em disputar as eleições municipais do ano que vem.


A meta da cúpula tucana é conquistar o maior número de prefeituras e eleger vários vereadores nas eleições municipais de outubro.


A cooptação de novas lideranças políticas faz parte de uma estratégia bem sucedida arquitetada por Sérgio de Paula visando fortalecer as bases eleitorais do PSDB no Estado.


Com essas e outras investidas o partido planeja pavimentar o caminho rumo às eleições municipais deste ano na Capital e no interior do Estado.


Apesar de manter a cautela em torno das discussões sobre a disputa eleitoral, os principais dirigentes do PSDB se articulam para vencer as eleições em cidades estratégicas, incluindo a Capital, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã.


A vice-governadora Rose Modesto é uma das opções do PSDB para disputar a sucessão do prefeito Alcides Bernal (PP), assim como o ex-deputado federal Marçal Filho pode representar o grupo em Dourados; Ruiter, em Corumbá, e o deputado estadual Ângelo Guerreiro, em Três Lagoas.

Confronto


A previsão é que a campanha deste ano envolva muitas negociações e deva ocorrer por um confronto direto entre PSDB e PMDB do ex-governador André Puccinelli, que também já deu início as conversações em torno da indicação de seu representante no pleito.


O nome do deputado federal Carlos Marun, surge como uma das opções, caso André Puccinelli não entre na disputa, embora venha sendo aconselhado pelas lideranças peemedebistas como forma de salvar o seu grupo político de um naufrágio.


Fragmentado após a derrota para o governo em 2014, o PMDB ainda não tem uma definição sobre o seu candidato a prefeito na Capital e deve ficar sem o deputado estadual Marquinhos Trad, que deseja disputar a Prefeitura por outro partido.


No PT, o deputado federal Zeca do PT e o deputado estadual Pedro Kemp manifestaram o interesse pelo cargo. No entanto, Zeca admitiu recuar depois da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT), acusado de obstruir as investigações da Operação Lava Jato, da Política Federal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rússia produz primeiro lote de vacina contra covid-19 para animais
Ciência e Medicina

Rússia produz primeiro lote de vacina contra covid-19 para animais

30/04/2021 11:30
Rússia produz primeiro lote de vacina contra covid-19 para animais
Últimas Notícias