Marcelo Vargas durante pronunciamento no ato de posse. - Crédito: Foto: Divulgação
O delegado de classe especial Marcelo Vargas Lopes, que vai se licenciar da presidência da Associação dos Delegados de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (Adepol-MS) e da vice-presidente da Adepol/Brasil, vai assumir, na segunda-feira (11), o cargo de diretor da Delegacia-Geral de Polícia Civil do MS (DGPC), em substituição a Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, que na noite de quinta-feira anunciou sua aposentadoria e conseqüente desligamento do cargo.O anúncio de aposentadoria do atual delegado-Geral aconteceu durante reunião com os delegados em cargos comissionados, oportunidade em que também foi anunciado o nome de MarceloVargas para chefiar a instituição no Estado.
Sobre a escolha de Marcelo Vargas para substituí-lo, Roberval afirmou, na reunião, que faz parte de um processo natural, pois o presidente da Adepol já havia sido cogitado para o cargo logo depois das eleições de 2014, porém, em razão de uma denúncia da qual foi inocentado, antes mesmo do inquérito chegar ao Judiciário, sua nomeação acabou sendo protelada.
De acordo com informações da assessoria da DGPC, os delegados que ocupam diretorias comissionadas, já na quinta-feira, colocaram seus cargos à disposição para o novo delegado-geral formar sua equipe.
Currículo
O novo delegado-Geral é nascido em Campo Grande, graduado em Direito em 1987 pela antiga Fundação Universidade Católica de Mato Grosso (Fucmat), atual Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e formado na turma de delegados de 1990 e, além da presidência da Adepol-MS, é atualmente vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, cargos dos quais já confirmou que se licenciará para assumir o novo posto.
Marcelo Vargas já ocupou o cargo de diretor dos departamentos de Polícia da Capital (DPC) e do Interior (DPI); foi titular do Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros (Garras) por vários anos e chefiou outras delegacias em Campo Grande. Seu substituto na Adepol-MS será o delegado Jefferson Nereu Luppe.