Dourados – MS quinta, 23 de setembro de 2021
Dourados
36º max
19º min
Institucional - Setembro
Pets

André diz que Dilma será parceira de MS

14 Jul 2011 - 22h07
Dilma durante audiência com André e outros governadores do Centro-Oeste - Crédito: Foto: Wilson dias – AbrDilma durante audiência com André e outros governadores do Centro-Oeste - Crédito: Foto: Wilson dias – Abr
Brasilia - O governador André Puccinelli considerou positivos os resultados da audiência com a presidenta Dilma Roussef em que entregou a ela a Carta de Campo Grande, contendo as principais reivindicações de todos os governadores da região Centro-Oeste. “A presidenta mostrou-se sensível às nossas reivindicações, determinou estudos imediatos para encaminhar as questões mais importantes e demonstrou que será sempre uma parceira importante do nosso desenvolvimento”, avaliou o governador.

Participaram do encontro, além de André Puccinelli, os governadores de Mato Grosso, Silval Barbosa; de Goiás, Marconi Perillo; e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. A audiência no Palácio do Planalto durou uma hora e meia e permitiu que os governadores também apresentassem reivindicações especificas, além das contidas no documento conjunto.



A renegociação da dívida foi o tema que teve encaminhamento mais concreto, com o ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, sendo encarregado de estudar uma solução para a redução dos índices de comprometimento da receita dos Estados. Atualmente até 15% da receita corrente líquida estão comprometidos com esse pagamento e os Estados pedem a redução para 9%.

Pontos comuns

Segundo o governador André Puccinelli, a presidenta Dilma revelou interesse em atender principalmente os pontos que forem comuns aos governadores, a exemplo do que acontece com a dívida. Nesse sentido a ministra Ideli Salvatti, da Casa Civil, deverá ser encarregada de detalhar com os governadores as reivindicações. Anunciou ainda algumas posições como a de apoiar a divisão igualitária entre os Estados dos recursos oriundos da exploração do petróleo no pré-sal, regulamentação do e-commerce, permitindo o partilhamento das receitas entre os Estados e o apoio à convalidação dos incentivos fiscais concedidos pelos Estados para a atração de industrias.


Quanto a reivindicações de Mato Grosso do Sul, Puccinelli disse que a presidenta demonstrou conhecimento e sensibilidade e que está acompanhando de perto os estudos e projetos, principalmente relacionados com a ferrovia ligando Maracaju-Dourados-Mundo Novo e Cascavel (PR) e ao Porto de Paranaguá (PR), bem como dos estudos para aumentar o volume de compra do gás natural da Bolívia, que produz um impacto positivo importante na arrecadação do Estado.

“Foi um encontro positivo sob todos os aspectos. Mato Grosso do Sul faz sua parte no esforço de desenvolver o Brasil e o apoio do governo federal está se concretizando a partir de encontros como esse para garantirmos novas conquistas e mais progresso para todos”, afirmou o governador.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rússia produz primeiro lote de vacina contra covid-19 para animais
Ciência e Medicina

Rússia produz primeiro lote de vacina contra covid-19 para animais

30/04/2021 11:30
Rússia produz primeiro lote de vacina contra covid-19 para animais
Últimas Notícias