
Participaram do encontro, além de André Puccinelli, os governadores de Mato Grosso, Silval Barbosa; de Goiás, Marconi Perillo; e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. A audiência no Palácio do Planalto durou uma hora e meia e permitiu que os governadores também apresentassem reivindicações especificas, além das contidas no documento conjunto.
A renegociação da dívida foi o tema que teve encaminhamento mais concreto, com o ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, sendo encarregado de estudar uma solução para a redução dos índices de comprometimento da receita dos Estados. Atualmente até 15% da receita corrente líquida estão comprometidos com esse pagamento e os Estados pedem a redução para 9%.
Pontos comuns
Segundo o governador André Puccinelli, a presidenta Dilma revelou interesse em atender principalmente os pontos que forem comuns aos governadores, a exemplo do que acontece com a dívida. Nesse sentido a ministra Ideli Salvatti, da Casa Civil, deverá ser encarregada de detalhar com os governadores as reivindicações. Anunciou ainda algumas posições como a de apoiar a divisão igualitária entre os Estados dos recursos oriundos da exploração do petróleo no pré-sal, regulamentação do e-commerce, permitindo o partilhamento das receitas entre os Estados e o apoio à convalidação dos incentivos fiscais concedidos pelos Estados para a atração de industrias.
Quanto a reivindicações de Mato Grosso do Sul, Puccinelli disse que a presidenta demonstrou conhecimento e sensibilidade e que está acompanhando de perto os estudos e projetos, principalmente relacionados com a ferrovia ligando Maracaju-Dourados-Mundo Novo e Cascavel (PR) e ao Porto de Paranaguá (PR), bem como dos estudos para aumentar o volume de compra do gás natural da Bolívia, que produz um impacto positivo importante na arrecadação do Estado.
“Foi um encontro positivo sob todos os aspectos. Mato Grosso do Sul faz sua parte no esforço de desenvolver o Brasil e o apoio do governo federal está se concretizando a partir de encontros como esse para garantirmos novas conquistas e mais progresso para todos”, afirmou o governador.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Vacina Antirrábica
CCZ terá três pontos de vacinação antirrábica no sábado
26/11/2020 16:45
Polícia
PRF recupera em Três Lagoas veículo roubado há cinco anos
19/11/2020 16:21

Maus-tratos
Dono de pesqueiro é autuado em flagrante por suspeita de maus-tratos a cachorro
22/10/2020 12:45

Maus-tratos
PMA de Bataguassu autua homem por maus-tratos a dois cães
21/10/2020 12:48

Projeto de Lei
Projeto proíbe a venda de medicamentos "anti-cio” para uso em cadelas e gatas
16/10/2020 17:46