Dourados – MS quarta, 14 de abril de 2021
Dourados
31º max
22º min
Influx - Campanha 2021
Variedades

Euro NCAP realiza primeiro crash-test com veículo elétrico

23 Fev 2011 - 18h10
Mitsubishi i-MiEV conquistou quatro estrelas
 - Crédito: Foto: DivulgaçãoMitsubishi i-MiEV conquistou quatro estrelas - Crédito: Foto: Divulgação
Euro NCAP, programa europeu de avaliação de veículos que é referência de segurança na Europa, divulgou nesta quarta-feira (23) o resultado do crash test de sete novos modelos, entre eles o primeiro plug-in elétrico, o Mitsubishi i-MiEV.

O carrinho de quatro lugares movido a bateria recebeu quatro estrelas - das cinco - na classificação, a mesma do Citroën C-Zero e Peugeot íon, modelos que tem design semelhante e os mesmos equipamentos de segurança.

O teste para o veículo elétrico foi o mesmo realizado em carros a combustão – com impactos frontais a 64 km/h – mas após a colisão foi dada uma atenção especial a integridade da bateria e o bom funcionamento do interruptor de corte da bateria. De acordo com o Euro NCAP, nenhum perigo elétrico ou incêndio foram detectados durante a avaliação.


#####(Asista o video abaixo)

“Reconhecemos o esforço feito pela Mitsubishi para demonstrar que carros movidos a bateria podem ser tão seguros quanto os outros. Isso mostra que uma futura classificação 5 estrelas para veículos elétricos não é impensável”, disse Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP.

O recém-lançado Dacia Duster, utilitário-esportivo que chega ao Brasil no segundo semestre, também passou pela avaliação, mas recebeu apenas 3 estrelas, abaixo do desempenho de segurança demonstradas por outros veículos novos no mercado europeu (veja vídeo). Em nota, o Euro NCAP diz ser decepcionante que uma empresa como a Renault não dê a mesma prioridade em segurança para os carros de sua subsidiária Dacia.

Em contrapartida, Mitsubishi ASX e o Nissan Juke obtiveram a classificação de 5 estrelas, o mesmo resultado do Hyundai ix20, irmão gêmeo do Kia Venga, testado em 2010. Já a Infinit foi a primeira a receber a certificação Euro NCAP Advanced (Avançado) por causa do Lane Departure Prevention Infiniti (LDP), sistema de câmeras disponível no FX que auxiliam o motorista durante mudança de faixas para evitar acidentes.

“É mais um exemplo dos mais recentes esforços da indústria para reduzir ainda mais acidentes e mortes nas estradas”, disse Ratingen. A certificação será entregue à marca durante o Salão do Automóvel de Genebra, na próxima semana.

(G1)

Deixe seu Comentário