
O primeiro documentário a ser exibido é “Uma Empresa Decente” (França/Finlândia, 2004) de Thomas Balmès, no próximo sábado, às 17h. A debatedora será a professora Dionise Juchem, diretora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia.
“Uma Empresa Decente” pergunta: ter lucros ou guiar-se por princípios morais? A questão é crucial para uma empresa como a Nokia, que está transferindo a sua produção para a China, país em que a mão de obra é barata. Seu “especialista em civilidade” visita, então, a fábrica chinesa para ver como se organiza o seu fornecedor e sobretudo para tentar remediar as consequências da transferência de mão-de-obra para o exterior: corrupção, direitos humanos, higiene e habitação deixados de lado.
Após exibição do filme, o debate será comandado pela professora Dionise Magna Juchem que é doutora em Administração e Direção de Empresas pela Universidad de León (Espanha), com o título reconhecido pela USP. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração e gestão de empresas, comércio exterior, administração de novos negócios e gestão estratégica.
Os próximos filmes de “Globalização, Globalização” são: “Nossos Amigos do Banco”; “O Banqueiro dos Humildes”; “Globalização, Violência ou Diálogo?”; “O Combate dos Juízes”; e o “O Pesadelo de Darwin”.
O Cineclube UFGD conseguiu trazer os documentários para Dourados por meio de subsídio do projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFGD e parceria com a Embaixada da França no Brasil, Cinemateca da Embaixada da França e Institut Français, que oferecem um catálogo com mais de 600 filmes para empréstimo às instituições culturais brasileiras. A Mostra do Cinema Francês é a primeira do Cineclube UFGD em 2011 com filmes internacionais.
Neste ano ainda serão realizadas mostras de cinema canadense (junho), chinês (setembro) e alemão (outubro), além das mostras de cinema nacional nos demais meses. Outras informações no site: www.cineufgd.blogspot.com