O Café Literário tem como foco divulgar e incentivar a produção literária regional em suas diversas expressões ou gêneros. Há sempre um bate-papo entre autor e público em geral. A participação é aberta ao público, com início às 19h30.
Além de artista plástica, Marlene Mourão é escritora e poeta. No livro infantil “Pacu: Era Um Peixe Que Vivia Feliz nas Águas do Rio Paraguai”, de 2002, alia literatura aos desenhos, encantando crianças e adultos.
As obras também trazem forte apelo em defesa do meio ambiente, sobretudo do Pantanal. Uma das articuladoras da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida no coração do Pantanal, participou do Pacto pela Cidadania por meio do Movimento Viva Corumbá, na luta pelo Trem do Pantanal e também em defesa do rio Paraguai, quando coordenou a recém-fundada Organização de Cidadania, Cultura e Ambiente (OCCA).
Durante a 5ª edição do Festival América do Sul, em 2008, Marlene Mourão foi uma das cinco personalidades homenageadas no evento que reúne artistas de grande expressividade dos países sul-americanos.