Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
34º
UEMS - Pantanal
Bebês e Crianças

Novas letras de Lori e Ruth

12 Mai 2011 - 08h02
Ruth Hellmann e Lori Alice Gressler lançam livros amanhã na Escola Mace - Crédito: Foto: Hedio Fazan/PROGRESSORuth Hellmann e Lori Alice Gressler lançam livros amanhã na Escola Mace - Crédito: Foto: Hedio Fazan/PROGRESSO
As escritoras Lori Alice Gressler e Ruth Hellmann lançam amanhã, às 19h30, na reinauguração da Biblioteca do Mace, os livros “O Mistério do Violino” e “Versos e Versículos”, respectivamente.

Ruth conta que “Versos e Versículos, da Editora e Produtora Marques, começou a nascer em 1992, quando a direção de O PROGRESSO solicitou que ela escrevesse poesias, para publicação no suplemento infantil O Progressinho. “Os poemas destacam datas comemorativas seguidos de versículos bíblicos. A obra reúne também poesias que foram declamadas e obtiveram o 2º lugar em Congressos de Jovens realizados em Aquidauana e Chapadão do Sul”, recorda Ruth, que é membro-fundador da Academia Douradense de Letras (ADL).

“Versos e Versículos” recebeu incentivo do Fundo de Investimento à Produção Artística e Cultural de Dourados (FIP), é o 14º livro de Ruth Hellmann. Ela lançou em 1990, seu primeiro livro de poesias, “Poemas Espontâneos”. A partir de 1992, passou a se dedicar ao público infanto-juvenil, com os livros “Alguns Amigos”, “Mela e Melô”, Fitas no Formigueiro”, “A Sacada e a Cevada”, “Amigas Amoras“, dentre outros.
“Esta obra admirável de Ruth pode ser comparada a um grande jardim no qual podem ser encontrados toda sorte de vegetais úteis.

Uma data comemorativa? Um amigo? Alguém que você admira? Um gesto, obra ou evento da natureza? Morte? Vida? Esperança? Vá a este jardim e encontrarás o alimento certo para o momento oportuno!”, assinala no prefácio, Martinho Lutero Weiss Santos, pastor da Igreja Luterana do Brasil em Dourados.

Já Lori Alice Gressler, também propõe que os leitores cultivem virtudes em “O Mistério do Violino”. A estória aborda uma variedade de temas como: fraternidade entre diferentes culturas, diálogo franco com os pais adotivos. “Quando completei cinco anos, fiquei sabendo que era adotado pelo senhor Ludwick e por dona Eugênia. Os meus pais eram imigrantes poloneses e já tinham quase 40 anos quando me adotaram”.

O livro ricamente ilustrado por Lori Alice Gressler e Izabel C. Schales de Vargas, também destaca a integração com outras crianças que têm limitações físicas e o poder transformador da música, para união dos povos. “Notei que Günther usava uma cadeira de rodas, pois não tinha os movimentos das pernas e tinha dificuldade em movimentar um dos braços. (...) Em todos os intervalos das aulas, fazíamos uma série de brincadeiras, como jogar peteca sobre a casa e também chutar bolas feitas de pano nas traves improvisadas.

Geralmente era o Günther que ficava como goleiro, sentado em sua cadeira de rodas ou mesmo sentado no chão. Ele fazia um esforço imenso com os braços e com as pernas para não deixar passar a bola”.

Lori Alice é doutorada em Educação pela Missipi State University (EUA) e Mestre em Educação pela Organização dos Estados Americanos (OAE), licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). É autora dos livros infanto-juvenil: “O Monstro que Comia Números”, “A Lição da Natureza”; “O Dia em que as Crianças Perderam a Memória”; “O Amigo Quase Invisível”, entre outros.

Os livros “Versos e Versículos” e “O Menino do Violino” estarão à venda em Dourados na Livraria A Universitária.

Gerações


Para a coordenadora pedagógica da Escola Mace, Lorelay Azambuja de Monte Cristo, o lançamento dos livros infanto-juvenil de Lori e Ruth, vem coroar com êxito o projeto de resgate dos autores sul-mato-grossenses desenvolvido com todas as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio. “Já temos catalogado mais de 104 escritores do Mato Grosso do Sul.


O propósito da equipe pedagógica é promover encontros com os escritores e que eles possam compartilhar as suas experiências”, enfatiza Lorelay, observando que Ruth e Lori sempre estiveram presentes nas atividades da Escola, estimulando o interesse pela literatura e leitura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias