
Em seguida foi discutido o andamento das propostas feitas na última reunião do grupo, sendo elas a realização de publicações de coletâneas nos moldes dos publicados pelo Iphan; reedição de livros sobre a Retirada da Laguna; edição especial das revistas do Exército Brasileiro; edição de um gibi e uma cartilha para escolas das redes de ensino de Mato Grosso do Sul.
Atividades
Em comemoração aos 150 anos Retirada da Laguna, desde o mês de maio estão sendo realizadas atividades, como o Segundo Seminário Internacional sobre a Guerra do Paraguai, em Aquidauana. Na oportunidade, foi sugerida também a edição de um guia histórico e cultural da Retirada da Laguna. Na segunda parte da reunião, que acontece ainda esta manhã, serão apresentadas as propostas de realização de eventos e ações relacionadas à Retirada da Laguna para o segundo semestre de 2016.
A Retirada da Laguna é considerado um dos episódios mais marcantes da Guerra do Paraguai, que ocorreu entre 1864 e 1870; marcha que começou com mais de 3 mil homens, mas apenas 700 chegaram vivos ao destino final.
Na época, os guerreiros brasileiros que enfrentavam a força paraguaia tentaram uma investida na tropa adversária entrando na cidade de Laguna, território repleto de militares com armamentos pesados e prontos para o combate.
O Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, na Praia Vermelha, é um dos conjuntos esculturais mais imponentes da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma homenagem aos soldados que morreram em luta pelo território brasileiro.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Projeto
Sem famílias acolhedoras, crianças violentadas são retiradas das aldeias
30/11/2020 15:51

Adoção
Lei manda informar sobre entrega de filho para adoção
26/11/2020 12:36

Saúde
Novembro Roxo aborda a prematuridade e seus desafios
16/11/2020 15:21

Boa Ação
Dourados tem 45 cartinhas de crianças e adolescentes na Campanha de Natal do Pacijus
13/11/2020 15:13