Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
29º
UEMS - Pantanal
Histórico

Entidades preparam celebração dos 150 anos da Retirada da Laguna

28 Jun 2016 - 06h00
Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, na Praia Vermelha, é um dos conjuntos esculturais mais imponentes da cidade do Rio de Janeiro. É uma homenagem aos soldados mortos. - Crédito: Foto: DivulgaçãoMonumento aos Heróis de Laguna e Dourados, na Praia Vermelha, é um dos conjuntos esculturais mais imponentes da cidade do Rio de Janeiro. É uma homenagem aos soldados mortos. - Crédito: Foto: Divulgação
Instituições ligadas à cultura, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, preparam celebração relativa aos 150 anos da Retirada da Laguna. O encontro realizado ontem, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), contou com a participação de representantes da sociedade civil, do Comando Militar do Oeste (CMO), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), do Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço (Cadef/UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da 4ª Brigada de Cavalaria de Dourados, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MS), da Prefeitura Municipal de Jardim e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).


Em seguida foi discutido o andamento das propostas feitas na última reunião do grupo, sendo elas a realização de publicações de coletâneas nos moldes dos publicados pelo Iphan; reedição de livros sobre a Retirada da Laguna; edição especial das revistas do Exército Brasileiro; edição de um gibi e uma cartilha para escolas das redes de ensino de Mato Grosso do Sul.


Atividades


Em comemoração aos 150 anos Retirada da Laguna, desde o mês de maio estão sendo realizadas atividades, como o Segundo Seminário Internacional sobre a Guerra do Paraguai, em Aquidauana. Na oportunidade, foi sugerida também a edição de um guia histórico e cultural da Retirada da Laguna. Na segunda parte da reunião, que acontece ainda esta manhã, serão apresentadas as propostas de realização de eventos e ações relacionadas à Retirada da Laguna para o segundo semestre de 2016.


A Retirada da Laguna é considerado um dos episódios mais marcantes da Guerra do Paraguai, que ocorreu entre 1864 e 1870; marcha que começou com mais de 3 mil homens, mas apenas 700 chegaram vivos ao destino final.


Na época, os guerreiros brasileiros que enfrentavam a força paraguaia tentaram uma investida na tropa adversária entrando na cidade de Laguna, território repleto de militares com armamentos pesados e prontos para o combate.


O Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, na Praia Vermelha, é um dos conjuntos esculturais mais imponentes da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma homenagem aos soldados que morreram em luta pelo território brasileiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias