Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
34º
UEMS - Pantanal
Bebês e Crianças

Colégio Delphos inova e traz novidades para 2016

21 Nov 2015 - 07h00
Projeto mostra novas instalações do Colégio Delphos em Dourados. - Crédito: Foto: DivulgaçãoProjeto mostra novas instalações do Colégio Delphos em Dourados. - Crédito: Foto: Divulgação
O colégio Delphos em Dourados irá entrar no ano de 2016 com três importantes novidades. Uma delas é a mudança de endereço para estudantes a partir do 9º ano. O colégio migrará para um novo prédio, na rua Olinda Pires de Almeida, esquina com a avenida Presidente Vargas, ao lado do Parque dos Ipês. O horário do início de aula também será alterado, passando das 7h para às 8h, embora os portões continuem a ser abertos no horário de sempre: 6h30. A outra novidade é o ensino de robótica.

Para melhor atender os alunos, a mudança de endereço vem para oferecer mais acomodações aos estudantes e de forma mais confortável. O professor João Bosco Rocha Guimarães, diretor pedagógico, diz que o novo prédio contará com biblioteca e salas de estudo mais amplas e confortáveis, uma sala adequada para os alunos que morem em outras cidades descansarem após o almoço, um amplo pátio coberto para a realização de eventos e para abrigo em dias de chuva e frio e uma oficina experimental de robótica. As novas instalações serão utilizadas exclusivamente por alunos do 9º ano, Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular do Colégio Delphos.

Horário

Dormir mais é uma necessidade na adolescência e não tem nenhum tipo de relação com a preguiça, conforme o neurocientista da UFPR, pós-graduado pela Harvard, Fernando Louzada. “São várias as mudanças que ocorrem. Mudanças hormonais e na organização do sistema nervoso”, explica. Os adolescentes têm uma tendência fisiológica em ir para a cama mais tarde e acordar mais tarde também e, após o início da puberdade, esse horário avança em até duas horas, com o pico aos 17-18 anos.

“Uma menor produção do hormônio melatonina - indutor do sono – nessa faixa etária explica em partes essas mudanças. A exposição às telas dos computadores, TVs, tablets e smartphones contribuem também para empurrar o horário de dormir para horários mais avançados. A luz no período noturno inibe ainda mais a produção de melatonina. E, para quem quer aprender, acordar tão cedo não é nada bom. Já se sabe que o sono é essencial para a consolidação da aprendizagem”, afirma Louzada.

Esse atraso do início das aulas não vai prejudicar as atividades escolares porque o Colégio Delphos funciona em horário integral. O período que o aluno passa na escola contempla horários de aula, estudo individual, plantões de dúvida, relaxamento e avaliações. Assim, a quantidade diária de aulas não irá se alterar com o novo horário, uma vez que a maioria dos alunos estuda até mais tarde no colégio ou em casa. “Informamos que a escola continuará abrindo os portões a partir das 6h30 da manhã e o aluno que quiser ou precisar chegar mais cedo poderá esperar o início das aulas utilizando as dependências da escola, como as salas de estudo”, afirma Luciano Bassan, diretor financeiro do Colégio Delphos.

Robótica

O Colégio Delphos, em parceria com a Zoom/ Lego Education vai oferecer aos alunos de todo o Ensino Fundamental (na forma curricular) e aos alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio (na forma de oficina opcional) um ambiente de aprendizagem de robótica educacional. Essa atividade permite que o aluno exercite suas habilidades motoras, explorando conceitos tecnológicos por meio da criatividade e do raciocínio lógico e que o mesmo construa diversas montagens integradas ao conteúdo de cada aula.

O programa apresenta o universo da ciência e da tecnologia aos alunos, além de ampliar o conhecimento de assuntos interdisciplinares. O kit (contendo diversas peças, motores, sensores, blocos programáveis e tablets) e o trabalho com os fascículos proporcionam o ambiente motivador de ensino, ao mesmo em que são utilizados como ferramentas tecnológicas que possibilitam a construção de novas descobertas e aprendizagens. A robótica educacional faz a integração da teoria e da prática, além de trabalhar valores como o trabalho em grupo, a cooperação, o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. Através da motivação para a solução de novos desafios, essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e o senso de planejamento, pesquisa e tomada de decisões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias