Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
32º
UEMS - Pantanal
Bebês e Crianças

Campanha no Twitter ajuda Narjara Turetta a dar a volta por cima na TV

21 Mar 2011 - 18h20
A atriz Narjara Turetta, que volta à TV em \'Morde &
assopra\'. - Crédito: Foto: Divulgação/TV GloboA atriz Narjara Turetta, que volta à TV em \'Morde & assopra\'. - Crédito: Foto: Divulgação/TV Globo
A comerciante Lilian está longe de ser a protagonista de \"Morde & assopra\", novela que começa nesta segunda-feira (21), na faixa das 19h da TV Globo. Mas para Narjara Turetta, a dona do papel, não poderia haver melhor oportunidade para \"reestrear em grande estilo\".


\"Uns tempos atrás fiz umas participações pequenininhas, quase figurações\", conta a atriz, presença discreta em episódios de \"Malhação ID\" (2010) e \"Casos & acasos\" (2008). \"Mas agora, sim, é uma personagem de verdade, com uma história e tudo mais!\".

Na trama de Walcyr Carrasco, Lilian é dona de um boteco que fornece guloseimas clandestinamente para gordinhos em um spa - cenário do núcleo cômico da novela. \"O Walcyr disse que minha participação começa devagar, mas terá uma bela surpresa pela frente\", comemora, em tom de mistério.

Por enquanto Narjara gravou uma única cena, que vai ao ar no 13º capítulo. \"Foi uma sequência de casamento, com figurino chique de festa!\".

A empolgação da atriz de 44 anos com o modesto papel tem sua razão. A escalação para o elenco de \"Morde & assopra\" interrompe um período dramático de afastamento da TV. Depois de crescer aos olhos do telespectador - da estrela-mirim de \"Papai coração\" (1976) à jovem charmosa de \"Gente fina\"(1990) - Narjara simplesmente sumiu.

Foi \"redescoberta\" como vendedora de água de coco na praia de Copacabana, passando por sérios problemas financeiros.

De \'garota Miojo\' a vereadora
\"Até hoje não sei explicar o que me aconteceu. Nunca houve uma briga ou mau comportamento da minha parte. Simplesmente chegou um dia em que não me chamaram para fazer mais\", explica que havia atuado em 16 folhetins entre 1976 e 1990. \"Pensava qual poderia ser a causa e não chegava a nada concreto. E isso era desesperador\", relembra.

\"Bati na porta de todo mundo pedindo trabalho. Eu era atriz desde criança, não tinha feito uma faculdade, não tinha outra profissão e meus pais eram de origem humilde. Quando me dei conta que não rolaria mais nada na televisão, resolvi arregaçar as mangas e ir à luta\", conta Narjara.

A má fase foi um prato cheio para jornais e programas de TV sensacionalistas. \"Fui muito ingênua. Achei que falar da minha situação publicamente faria com que pensassem: \'olha ali a Narjara, ela ainda quer fazer novela\'. Mas depois percebi que estavam me retratando de uma maneira vitimizada\", relembra. \"E o que eu fazia era um trabalho digno: vendedora ambulante, no carrinho de coco, ao lado da minha mãe. Qual o problema?\".

Da exposição midiática, a pior recordação, diz ela, são os julgamentos. \"O pessoal vinha me dizer: \'nossa, mas o que você fez com o dinheiro que ganhou na televisão para ficar desse jeito? Sem ter nem uma casa própria?\'\", conta a atriz, que segue em um apartamento alugado dividido com a mãe em Copacabana. \"Gente, no passado os cachês não eram tão altos... Ator não cobrava o preço de uma casa no Leblon para fazer comercial\", revela a atriz, que, ainda criança, foi a primeira garota-propaganda do macarrão Miojo e dos lanches Mirabel.

A popularidade atraiu outros convites, mas não do meio artístico. Em 2004, ela foi candidata a vereadora nas eleições do Rio de Janeiro pelo PSDB e teve pouco mais de 2.500 votos. \"Não fui eleita, mas sabia que isso aconteceria. A campanha era eu e minha mãe distribuindo santinhos na praia\", conta a atriz. \"E o mais engraçado era que o povão nem queria ouvir as propostas políticas. Só me perguntavam quando seria minha próxima novela.\"

#voltanarjara


Ironia do destino, foi uma geração que nem viu Narjara em cena quem começou a fazer campanha para seu retorno às novelas. Em 2009, ano em que a atriz abriu sua conta no Twitter, um dos \"trending topics\" - assuntos mais comentados do microblog - era o #voltanarjara.

Foi delicioso descobrir aquele monte de fãs jovens, que resgataram no YouTube cenas que fiz\", explica. \"Depois disso é que começaram a pintar convites para pequenas participações em especiais na TV.\"

Pelo Twitter foi que Narjara também recebeu a notícia de que estava escalada para \"Morde & assopra\" - em mensagem postada pelo próprio Walcyr Carrasco. \"Sigo vários autores de novela, mas nem é pra pedir emprego. Já aprendi que assim não funciona mesmo\", garante.

\"Numa madrugada o Walcyr estava tuitando e eu mandei um recadinho de boa noite. Na sequência, ele me respondeu: \'Narjara, querida, estou preparando uma surpresinha para você. Acredite\'\".

A atriz recorda que três depois dias do tuíte recebeu a ligação da produção da novela formalizando o convite. \"Foi em setembro passado. Perguntaram se eu podia aguardar até novembro sem fechar nada com outra emissora. Claro que eu podia! Chorei muito de tanta felicidade\".

Na volta às gravações, Narjara espera ansiosa o reencontro com antigos companheiros, como o \"Papai coração\" Paulo Goulart, além de Ary Fontoura, com quem contracenou em \"Amor com amor se paga\" (1984), e Elizabeth Savalla, dos tempos de \"O homem proibido\" (1982)

\"Essa sem dúvida será uma das melhores partes de voltar: rever a turma toda\", celebra.

Da experiência como vendedora ambulante, a atriz também quer tirar frutos. \"Vou escrever um livro de memórias. Será bom falar dessa fase que passou para jovens atores, para que não se deslumbrem com a fama. Ela é perigosa, um dia tudo parece glorioso e no outro tudo se vai com o vento.\"

Outro plano é se casar - e de vestido vermelho. \"Nunca me casei, apesar de ter sido noiva de aliança e tudo. Sempre fui muito exigente\", revela Narjara. \"Mas quem sabe agora, nessa nova etapa da minha vida, eu encontre meu par?\" (G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Bebês e Crianças

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

12/03/2024 12:45
Segurança infantil: evite brinquedos perigosos
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
Solidariedade

Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial

08/02/2024 16:00
Luís Otávio tem genes raros de regressão e precisa de uma cadeira especial
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Agropecuária

Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado

07/02/2024 19:45
 Deputados da ALEMS debatem a base da economia do Estado
Últimas Notícias