Dourados – MS quinta, 13 de maio de 2021
Dourados
26º max
14º min
Tecnologia

Vírus derruba sistema de atendimento médico na Austrália

14 Fev 2011 - 17h40
Número de emergência australiano é o \'zero triplo\'
 - Crédito: Foto: DivulgaçãoNúmero de emergência australiano é o \'zero triplo\' - Crédito: Foto: Divulgação
Um vírus desconhecido derrubou o sistema de atendimento médico de emergência em três regiões de Nova Gales do Sul, principal estado australiano. O incidente forçou as equipes de atendimento a operarem manualmente com papel, caneta e celular por 24 horas até que todos os computadores infectados fossem limpos. A infecção ocorreu por volta das 13h de sábado (12), horário local.

“Houve uma falha total no sistema de computadores que auxilia o despacho de ambulâncias que respondem até mesmo pacientes em estado grave. Isso pode nos custar vidas”, afirmou Jillian Skinner, política que atua na oposição ao governo australiano na área de saúde. Foi Skinner que revelou o incidente.

Segundo os responsáveis pelo gerenciamento da ambulância, no entanto, não houve nenhum risco adicionado à vida dos pacientes. Há dez anos em operação, é a primeira vez que um vírus causa danos ao sistema. O governo prometeu realizar um inquérito para averiguar o que aconteceu. O número de chamados que tiveram de ser atendidos manualmente devido à queda não foi divulgado.

“É importante observar que em nenhum momento durante a queda do sistema foram perdidas quaisquer chamados de emergências e a integridade da equipe não foi comprometida”, disse o gerente de operações Mike Willis. “Demorou muito para o sistema voltar, mas não iríamos colocá-lo de volta para funcionar antes que todos os computadores estivessem limpos”.

#####Quedas por conta de vírus
Vírus comuns são capazes de reduzir o desempenho de sistemas e até derrubá-los em algumas circunstâncias. O vírus Conficker, considerado o vírus mais disseminado da história, infectou diversos hospitais em 2009, embora estragos concretos não tenham sido divulgados. O custo para reparos, no entanto, foi estimado em US$ 9 bilhões.

O Conficker também infectou a prefeitura de Manchester, na Inglaterra, impedindo o processamento de notas fiscais e emissão de passagens de ônibus.


(G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tecnologia

Ufes obtém patente de processo que transforma casca de coco em etanol

08/05/2021 18:00
Tecnologia

Facebook é acusado de permitir anúncios sobre drogas e bebidas para menores

05/05/2021 14:00
Tecnologia

Cientistas estudam proteína que protege contra câncer, diabetes e fígado gorduroso

04/05/2021 19:00
Tecnologia

Butanvac não estará disponível antes de seis meses, afirma fundador da Anvisa

04/05/2021 14:30
Lixo espacial pode estar deixando o céu mais brilhante, afirmam astrônomos
Ciência

Lixo espacial pode estar deixando o céu mais brilhante, afirmam astrônomos

29/04/2021 10:30
Lixo espacial pode estar deixando o céu mais brilhante, afirmam astrônomos
Últimas Notícias