Dourados – MS sexta, 03 de abril de 2020
Dourados
28º max
19º min
QUARENTENA

Educação estimula professores a aderirem plataforma de aula virtual durante isolamento

26 Mar 2020 - 08h57Por Da redação
Plataforma de aula online - Plataforma de aula online -

Uma ferramenta lançada pela Secretaria de Estado de Educação (SED) em 2017, se tornou o principal instrumento para os professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) neste período de suspensão das aulas presenciais, em decorrência do avanço da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Disponível para todos na REE, a plataforma Protagonismo Digital já atendeu milhares de alunos desde então e, com a mudança na rotina, se tornou um importante caminho para as aulas virtuais.

Com quase três anos de existência e já consolidada na REE, a plataforma é a principal aliada de professores e estudantes em função da oferta de recursos digitais para a aprendizagem e oferece as ferramentas necessárias para a criação de aulas à distância. “Nós vivemos um momento atípico. As escolas da REE suspenderam as aulas presenciais como medida preventiva ao contágio pelo novo Coronavírus e, nesse sentido, nós mantivemos o que chamamos de ‘aulas remotas vinculantes’ como uma alternativa para as escolas”, explicou o professor Paulo Cezar Rodrigues, responsável pela Superintendência de Informação e Tecnologia (Sitec).

“Os gestores foram orientados – no primeiro momento – a criar um canal de comunicação entre diretores e professores e outro entre professores e suas turmas. Através desses canais, dialogamos com as escolas sobre como usar as diversas tecnologias para dar continuidade a essa aprendizagem dos nossos alunos”, completa o superintendente.

Com esse contexto, a plataforma passou a ser utilizada de forma ainda mais intensa, com a adição de diferentes recursos úteis no período de suspensão das atividades presenciais. Uma das “filhas” de outro sistema semelhante chamado Escola Digital – base para plataformas de todo o País – a Protagonismo Digital se tornou um grande repositório de Objetos Digitais de Aprendizagem (Odas).

“Esses Odas são classificados por disciplina, etapa de ensino, por ano, entre experimentos científicos e planos de aulas. Toda essa organização já existia antes de vivermos a atual situação e a plataforma sempre foi alimentada como um suporte a mais para o professor. (…) Nós apresentamos as ferramentas para que eles possam explorar novos conteúdos e novas possibilidades com os estudantes”, salienta Paulo Cezar.

Com a adesão das aulas remotas, a plataforma foi repensada pela equipe de tecnologia da SED e passou a contar – também – com diversas alternativas aos professores para o desenvolvimento de aulas EaD com o auxílio ferramentas, desenvolvidas por parceiros, específicas para a aprendizagem. Além das indicações, o desenvolvimento da plataforma trouxe campos com sugestões, manuais para professores e alunos, e materiais multimídia.

“Criando esse repositório, nós damos possibilidades para que os professores explorem diversas tecnologias que eles podem usar nas aulas remotas vinculantes. A principal, que estamos dando foco, é o Google G Suite ou Google Classroom, onde o professor vai ter a possibilidade de criar uma sala de aula, passar atividades, ter o feedback dos alunos e ainda poder tirar dúvidas, como se fosse uma sala de aula, porém, à distância”, detalha o gestor.

Aplicação prática

Na EE Emygdio Campos Widal, de Campo Grande, o uso das ferramentas já virou rotina. De acordo com a diretora da escola, Fernanda Bucallon, foram organizados cronogramas de estudos e de acompanhamento, tudo para manter a proximidade, apesar da distância entre alunos e professores.

“Anexamos a plataforma Protagonismo Digital para os estudantes e nesta primeira semana eles recebem as orientações sobre o uso das ferramentas. Montamos as turmas no Google Sala de Aula e agora apontamos sites como recomendações para eles durante esse período. Com essas indicações e materiais da plataforma, eles podem estudar e nós temos instrumentos que servem para a devolutiva das atividades”, explicou.

Para a organização nesses dias de suspensão das atividades presenciais, o diálogo durante o período de adaptação foi fundamental. “Nós combinamos com eles que toda segunda-feira teremos orientações com os assuntos do dia e as novas recomendações de filmes e sites, links e atividades para a semana. A ideia é atualizar esses conteúdos e indicações periodicamente”, destacou a diretora.

Por fim, a gestora salienta que o período é de aprendizagem para todos e que os professores poderão enxergar o resultado em pouco tempo. “Quando tudo isso terminar, um saldo positivo que vai ficar é o avanço tecnológico na educação. Aquele tempo que o professor dizia ‘não ter’, ficou para trás. Agora, ele precisa encontrar novas ferramentas. Sabemos que nada substitui a presença do professor, mas precisamos saber que existem ótimas ferramentas disponíveis para o desenvolvimento dos nossos estudantes. Temos que fazer uso disso”, finalizou Fernanda.

Alternativa

Com cerca de 210 mil estudantes matriculados, a Secretaria também trabalhou para orientar os gestores, durante a adaptação das escolas antes do período de suspensão das aulas presenciais, para o envio de materiais impressos.

“É importante ressaltar que os alunos que não possuem conectividade – sem internet em casa – foram contemplados com o material impresso. Eles levaram as atividades para casa e deverão devolvê-las ao final desse período de 15 dias, quando nós iremos traçar novas metodologias, novas formas de organização para ver como vai se comporta a REE”, concluiu Paulo Cezar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dívidas são causa e consequência frequentes de violações dos direitos humanos, diz especialista da ONU
Cotidiano

Dívidas são causa e consequência frequentes de violações dos direitos humanos, diz especialista da ONU

02/04/2020 14:48
Dívidas são causa e consequência frequentes de violações dos direitos humanos, diz especialista da ONU
MP dispensa escolas de cumprirem mínimo de 200 dias letivos
Educação

MP dispensa escolas de cumprirem mínimo de 200 dias letivos

01/04/2020 18:53
MP dispensa escolas de cumprirem mínimo de 200 dias letivos
Educação

Termina nesta quinta o prazo de inscrição para estagiários da Educação

01/04/2020 14:40
Educação

Inep publica editais do Enem 2020

31/03/2020 14:16
Em Maracaju, escola usa tecnologia e supera distâncias entre professores e estudantes
Educação

Em Maracaju, escola usa tecnologia e supera distâncias entre professores e estudantes

31/03/2020 08:59
Em Maracaju, escola usa tecnologia e supera distâncias entre professores e estudantes
Últimas Notícias