Segundo a PM, eles vão atuar no trabalho de policiamento ostensivo e preventivo, no atendimento do serviço 190, no policiamento de trânsito, no serviço de guarda escolta dos estabelecimentos penais e também o serviço de patrulhamento escolar que vai ser reativado.
O ingresso desses policiais, foi feito através do último concurso público realizado em 2008.Além da aprovação nos exames de ingresso os policiais passaram por uma pesquisa social para verificar em que ambiente o policial foi criado, além de pesquisa por antecedentes criminais.
Na formação, foram mais de 40 disciplinas entre elas policiamento preventivo de trânsito, policiamento ambiental, policiamento comunitário, direito penal, armamento, munição e tiro defensivo, direito penal militar, ações táticas preventivas, guarda escolta, direito constitucional, educação física militar, toxicologia, defesa pessoal e direitos humanos, com uma duração de oito meses e carga horária de 2.540 horas/aula, de conhecimento prático e teórico.
Esses soldados foram treinados na prática, através de um estágio supervisionado atuando nas ruas de Campo Grande, durante o fim de ano e período de carnaval deste ano.
O 4º Batalhão de Polícia Militar espera com esse reforço, dar mais segurança para a população da fronteira e para os turistas que chegam na cidade, visando também reduzir a criminalidade.
Segundo o comando do 4° BPM, todos os 29 policias vão permanecer lotados em Ponta Porã, nenhum deixará a sede e nem serão remanejados aos grupamentos dependentes do órgão.