Dourados – MS quarta, 23 de setembro de 2020
Dourados
30º max
15º min
Política

Barbosinha assume Secretaria de Justiça na sexta e adia candidatura

30 Mar 2016 - 06h00
Deputado estadual Barbosinha aceita convite do governador e vai comandar a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. - Crédito: Foto: Marcos SantosDeputado estadual Barbosinha aceita convite do governador e vai comandar a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. - Crédito: Foto: Marcos Santos
O deputado estadual José Carlos Barbosinha (PSB) desistiu oficialmente de disputar a Prefeitura de Dourados como candidato do grupo do prefeito Murilo Zauith (PSB). Ele aceitou na manhã de ontem o convite feito pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para assumir o comando da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). "Houve um empenho muito forte do governador para me levar ao primeiro escalão do governo e entendi que, no momento, serei mais útil para o Mato Grosso do Sul no comando da Sejusp do que na disputa pela Prefeitura de Dourados, sonho que apenas mantenho adiado", explicou Barbosinha. "Ademais, será uma honra substituir um antigo amigo como o atual secretário de Justiça, Silvio Cesar Maluf, que vinha realizando um trabalho de excelência a frente da Sejusp", completa Barbosinha.


O secretário Silvio Cesar Maluf repassa o cargo ao deputado Barbosinha às 8h da próxima sexta-feira, em solenidade prevista para acontecer no Parque dos Poderes. Maluf foi obrigado a deixar a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública depois que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu que membros do Ministério Público, como promotores e procuradores de Justiça, exerçam cargos fora da instituição, sobretudo no Poder Executivo. Como é membro do Ministério Público Estadual (MPE), Silvio Cesar Maluf, foi obrigado a renunciar ao cargo no primeiro escalão do governo do Estado.


O convite para assumir a pasta foi oficializado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na manhã da última quarta-feira e o deputado pediu prazo até ontem para responder se aceitaria ou não a proposta. "Depois de ouvir meu grupo político, minha família e setores organizados da sociedade, decidi que o melhor neste momento é contribuir com o Mato Grosso do Sul comandando uma pasta tão estratégica como a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública", ressalta Barbosinha.


O deputado afirma que tem consciência do desafio que é comandar a Sejusp, mas garante que está preparado para o cargo. "Vou para o governo com a mesma disposição que assumi a Empresa de Saneamento de mato Grosso do Sul (Sanesul) e consegui sanar graves problemas, transformando a estatal numa das maiores empresas do Brasil", ressalta. "Ainda que o cargo de secretário de Estado de Justiça seja diferente, vamos focar muito na gestão, ouvindo sempre os setores que formam a segurança pública do nosso Estado para melhorar os serviços que chegam à sociedade e proporcionam tranquilidade ao cidadão", antecipa Barbosinha.


O deputado lembra que ao aceitar o convite para comandar a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública fica impedido de levar adiante o projeto de disputar a Prefeitura de Dourados em 2016. "Lideranças empresariais, de classe, de bairros e lideranças políticas me procuraram durante esses dias para manifestar que a manutenção do projeto de pré-candidatura seria importante para Dourados, mas numa conversa franca eles entenderam que estou apenas adiando esse sonho", explica.


Barbosinha afirma ainda que ficou muito grato com o convite feito por Reinaldo Azambuja, que não mediu esforços para leva-lo ao primeiro escalão do governo. "Será um desafio interessante comandar uma pasta tão estratégica quanto a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e agradeço imensamente a confiança que o governador demonstrou ao me convidar para o cargo", ressalta.

Trajetória


Barbosinha nasceu em 26 de outubro de 1964 na cidade de São Simão (GO), sendo o caçula de nove irmãos. Filho de Pascoal Barbosa do Prado e Orlanda Barbosa de Jesus (in memoriam), em 1975 mudou-se para a cidade de Angélica, onde trabalhou como sorveteiro e engraxate, quando aos 13 anos iniciou sua trajetória pública, sendo o primeiro funcionário contratado do recém-criado município.


Formado em Direito pela Sociedade Civil de Educação da Grande Dourados (Socigran) em 1986, pós-graduado em Direito Processual Civil e mestre Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB), Barbosinha foi funcionário do município de Angélica entre 1977 e 1983 e caixa do Banco Bradesco, entre 1983 e 1985, ano em que passou a trabalhar como estagiário e advogado nos Escritórios de Advocacia Lauro Machado de Souza e João Arnar Ribeiro, de onde saiu em 1988 para disputar a Prefeitura de Angélica.


Eleito o prefeito mais jovem do Estado, Barbosinha governou Angélica de 1989 a 1992 e, ao fim do mandato, iniciou a carreira como advogado em Dourados, carreira que dividia com a de professor no Curso de Direito da Unigran e, mais tarde, como professor concursado da UFGD.


Barbosinha foi convidado em 2007 para assumir a Sanesul, onde fez uma gestão séria e moderna durante sete anos e três meses, realizando o maior investimento em saneamento da história do Estado, projetando a empresa nacionalmente e garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população. No ano de 2012, foi eleito presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), sendo o primeiro sul-mato-grossense a presidir a instituição.


Eleito deputado estadual em 2014 com 21.554 votos, Barbosinha representa a renovação na Assembleia Legislativa, tendo como propostas a valorização da educação, melhorias para a saúde, universalização do saneamento e a implantação de mais cursos profissionalizantes para tirar os jovens das ruas.


Consagrado num curto espaço de tempo como um dos deputados mais atuantes da Assembleia Legislativa, eleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a comissão mais importante da Casa de Leis, ele agora assume o comando da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, em solenidade que acontece sexta-feira, às 8h, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TSE atualiza aplicativo Pardal, que recebe denúncias sobre eleições
Eleições 2020

TSE atualiza aplicativo Pardal, que recebe denúncias sobre eleições

22/09/2020 18:36
TSE atualiza aplicativo Pardal, que recebe denúncias sobre eleições
Projeto institui Semana da Conscientização sobre a Esquizofrenia em MS
Política

Projeto institui Semana da Conscientização sobre a Esquizofrenia em MS

17/09/2020 13:52
Projeto institui Semana da Conscientização sobre a Esquizofrenia em MS
Governador Reinaldo Azambuja testa positivo para Covid-19
Comunicado Oficial

Governador Reinaldo Azambuja testa positivo para Covid-19

17/09/2020 09:43
Governador Reinaldo Azambuja testa positivo para Covid-19
A pedido do PSD, Daniela mantém pré-candidatura à vereadora
Eleições 2020

A pedido do PSD, Daniela mantém pré-candidatura à vereadora

16/09/2020 10:15
A pedido do PSD, Daniela mantém pré-candidatura à vereadora
STF declara inconstitucional a impressão do voto pela urna eletrônica
Eleições 2020

STF declara inconstitucional a impressão do voto pela urna eletrônica

15/09/2020 17:35
STF declara inconstitucional a impressão do voto pela urna eletrônica
Últimas Notícias