Dourados – MS terça, 20 de abril de 2021
Dourados
32º max
19º min
Influx - Campanha 2021
Crise

Detento é encontrado morto no Presídio de Dourados

26 Abr 2016 - 14h08
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -
Um detendo de 29 anos foi encontrado morto às 12h desta terça-feira no Presidio de Segurança Máxima de Dourados. O fato foi registrado logo após o banho de sol dos internos. O corpo da vítima, identificada como Tiago Luz da Silva, estava nas proximidades do raio 2, aparentemente sem sinais de ferimentos.

Em nota, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) disse que está apurando está apurando as circunstâncias da morte do interno. Segundo a Agepen, ele foi encontrado sem vida pelos agentes penitenciários, no saguão superior do Raio 2, durante o fechamento do banho de sol dos internos. Segundo a direção do presídio, o corpo estava encostado numa parede, sem lesões ou ferimentos aparentes.

O local foi isolado e a perícia técnica da Coordenadoria Geral de Perícias (CGP) foi chamada para os levantamentos necessários e coleta de provas. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Tiago da Luz da Silva estava preso na PED desde 18 de novembro de 2014 por tráfico de entorpecentes.

O fato ocorre no dia em que os agentes penitenciários de Dourados iniciaram uma paralisação que se estende o dia todo. O manifesto é em prol aos seis agentes envenenados na semana passada na Capital.



###Crise

Com superlotação recorde que ultrapassa 2.450 internos, 3 vezes mais do que a capacidade, o Presídio Estadual de Dourados já tem 4 grandes facções e 600 líderes de extrema periculosidade. A informação foi confirmada pelo juiz corregedor dos presídios de Dourados, César de Souza Lima. Segundo ele, o judiciário vem tentando negar vagas para presidiários perigosos que vêm de outros estados e analisando possíveis progressões de penas.



## Agepen

A Agepen destacou em nota que aguarda o encaminhamento das solicitações dos servidores, relatando quais são as reais reinvindicações, que até o momento não foi feito nem à direção da penitenciária, nem à direção da Agepen, para definir quais as medidas cabíveis.

Com relação especificamente ao reforço na visitação do Dia das Mães, isso já faz parte da programação da Agepen, não só na PED como nas demais maiores unidades prisionais do Estado, tendo em vista se tratar de data festiva e que há maior fluxo de visitantes.

Conforme consta, na Penitenciária Estadual de Dourados o banho de sol do internos, escoltas e os atendimentos de saúde estão ocorrendo normalmente, tendo sido suspensos pelos agentes, basicamente, a retirada dos alunos para frequentar as aulas no presídio.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informa que em momento algum abandonou a categoria dos Agentes Penitenciários, com quem tem mantido diálogo frequente através do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinsap). O objetivo é adotar as medidas necessárias para que melhorias ocorram, entre elas estão:

Construção de três novos estabelecimentos penais no complexo da Gameleira, que fica localizado na saída para Sidrolândia. Juntas as novas unidades prisionais representam um incremento de 1.613 novas vagas no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. Sendo um feminino com capacidade para 407 vagas e mais dois presídios masculinos com capacidade para 603 internos cada um.

A contratação de mais 438 servidores penitenciários, por meio do concurso público que está em andamento, já sendo realizada a prova escrita e agora segue agora para as próximas fases (exame psicotécnico, investigação social, teste físico, exames médicos, etc.), visando suprir a demanda reprimida do sistema.

Os plantões também foram ampliados. Antes eram 790 plantões de 30 horas. Atualmente são 1.096, sendo 1.056 de 30 horas, durante a semana no valor de R$ 32 e 40 de 40 horas, para os finais de semana, no valor de R$ 48,00, sendo esta uma negociação feita entre o Governo de Mato grosso do Sul e o Sinsap, que pleiteavam essa ampliação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Operação "Clean" é deflagrada em Campo Grande
Polícia

Operação "Clean" é deflagrada em Campo Grande

19/04/2021 15:27
Operação "Clean" é deflagrada em Campo Grande
Nova defesa de mãe do menino Henry insiste em outro depoimento
POLÍCIA

Nova defesa de mãe do menino Henry insiste em outro depoimento

19/04/2021 15:00
Nova defesa de mãe do menino Henry insiste em outro depoimento
Fahd Jamil se entrega à polícia e diz estar sofrendo ameaça de facção
Fronteira

Fahd Jamil se entrega à polícia e diz estar sofrendo ameaça de facção

19/04/2021 14:52
Fahd Jamil se entrega à polícia e diz estar sofrendo ameaça de facção
Internacional

Tiros em Austin, no Texas, deixam ao menos 3 mortos, dizem autoridades

19/04/2021 13:00
PM realiza várias ações preventivas no final de semana em Dourados
Dourados

PM realiza várias ações preventivas no final de semana em Dourados

19/04/2021 12:30
PM realiza várias ações preventivas no final de semana em Dourados
Últimas Notícias