
Com o objetivo de combater a produção e o tráfico de drogas na região, a operação resultou, ao longo de 12 dias, na erradicação de 162 hectares de cultivo de maconha, além da apreensão e incineração de 67 mil quilos da droga que estavam prontos para comercialização. Também foram destruídos 103 acampamentos, 38 prensas e 350 quilos de sementes a serem usadas para plantação. As ações da ‘Nueva Alianza XIII’ impediram a circulação de 553 mil quilos de maconha, o equivalente a cerca de 16 milhões de dólares que seriam destinados ao narcotráfico.
A operação conjunta entre os dois países (Nueva Alianza) começou em agosto de 2013. Ao todo, as ações possibilitaram a erradicação de 2,2 mil hectares de cultivo da droga no Paraguai, o que representaria uma produção de 6,8 mil toneladas da erva. No total, foram destruídos 270,4 mil quilos de maconha prontas para a venda, dando um prejuízo total de 212,3 milhões de dólares ao narcotráfico.
Dados da Polícia Federal mostram que 80% da maconha produzida no Paraguai são destinadas ao Brasil. Parte da operação foi custeada pelo Ministério da Justiça, enquanto as ações operativas ficaram a cargo da Senad do Paraguai. Geralmente, as áreas usadas para a plantação de maconha são inóspitas, sendo necessárias essas relações bilaterais. A cada 40 mil dólares investidos em cerca de 10 dias de operação aérea e terrestre, a polícia consegue provocar um rombo aos grupos de narcotraficantes na ordem de 7 a 9 milhões de dólares.
O ministro afirmou que uma das prioridades do governo é o combate a crimes transnacionais. "Quando se fala na necessidade de termos fronteiras mais seguras o que estamos salientando é a necessidade de um reforço presencial e principalmente cooperações como esta: operação bilateral com inteligência, parceria". O ministro destacou ainda a operação realizada no campo. "É muito mais eficiente que possamos erradicar as drogas já na fase de plantação.
Moraes disse ainda que a conversa com o ministro da Paraguai leva a uma ampliação desse tipo de operação. A maior parte da droga produzida no Paraguai vai pro Brasil, então temos o dever de apoiar as autoridades paraguaias.
Os ministros, juntamente com o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, e o Secretário Nacional de Segurança Pública,Celso Perioli, reforçaram a parceria no enfrentamento ao tráfico de drogas nos dois países.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia
PMA captura cascavel de cerca de 1,5 metro dentro de residência em Mundo Novo
24/02/2021 14:24

Polícia
DOF apreende veículo com mais de 2 mil litros de herbicida
24/02/2021 10:55

Polícia
Mulher é presa por pescar no rio mimoso em Bonito
24/02/2021 09:41

Polícia
Polícia Militar prende duas pessoas por tráfico de drogas em Fátima do Sul
24/02/2021 09:22

Polícia
Polícia Militar prende duas pessoas com carro cheio de “skunk” em Ponta Porã
24/02/2021 09:01