Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
34º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Vereador Cirilo Ramão homenageia Guarda Municipal hoje

02 Dez 2015 - 09h22
Vereador Cirilo Ramão - Crédito: Foto: DivulgaçãoVereador Cirilo Ramão - Crédito: Foto: Divulgação
O vereador Cirilo Ramão (PTC) realiza hoje, às 19h, no plenário da Câmara de Dourados, solenidade de entrega de moções de congratulação ao comando da Guarda Municipal de Dourados e a outros 10 membros da corporação que se destacaram nas suas respectivas atividades em 2015. Conforme Cirilo, a entrega de moções aos membros da Guarda Municipal retrata o reconhecimento do Legislativo ao trabalho desempenhado pelas corporações para uma segurança pública de qualidade no município e, consequentemente, a redução dos índices de criminalidade.
“As moções de congratulação, aprovadas por todos os vereadores, são o reconhecimento do legislativo àqueles que contribuem econômica, social, e, neste caso, pelo cuidado com a segurança e o patrimônio público de nossa cidade”, afirmou o vereador.

Além do comandante João Vicente Chencarek e do subcomandante Orlean Catellan Teixeira, serão homenageados pela Câmara de Dourados os guardas municipais Eugênio Mendes (corregedor), Tércio Antonio Oliveira (diretor de operações), Ademir Martins (diretor-administrativo), Divaldo Machado de Menezes (diretor de formação e ensino), José Rubens Barbosa (inspetor), Nilzeli Soares da Silva (inspetora), Aires Luiz de Lima (sub-inspetor), Luiza Ibanhes (sub- inspetora), Porfírio Arguelho Riveiro Júnior (supervisor), Sérgio Mondadori (supervisor), Angela Cristina Decian de Pellegrin (sub- inspetora), Antônio Carlos de Oliveira Barreto (GM 1º Classe) e Michelly Mendes da Silva (GM 1º Classe).

Até a década de 90, as guardas municipais tinham como principal atribuição a proteção dos bens, serviços e instalações de seus municípios, mas com o decorrer dos anos, suas funções foram se diversificando e ultimamente costumam exercer função auxiliar na segurança pública, colaborando no patrulhamento das escolas e vias públicas e auxiliando o Conselho Tutelar e as Polícias Civil e Militar.

Em Dourados isso não tem sido diferente. Nos últimos anos, a Guarda Municipal implantou novas estratégias que tem resultado na melhoria das ações de segurança e proteção ao patrimônio público. Um exemplo é a instalação de Postos Comunitários em pontos estratégicos da cidade.

Com isso, o órgão tem evitado ações de vandalismo como aconteceu no passado e também consumo de drogas. A cidade ainda foi dividida em setores para sempre haver uma equipe responsável por cada região. A quantidade de patrimônios protegidos pela Guarda Municipal supera os 300 e com os investimentos realizados na cidade tem aumentado. Com as estratégias adotadas, o comandante da Guarda João Vicente Chencarek lembra que as queixas de depredação do patrimônio público têm reduzido.

Deixe seu Comentário