Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
32º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Título reconhece dedicação de Komori à agroecologia

15 Dez 2015 - 09h50
Olácio Komori e Elias Ishy. - Crédito: Foto: DivulgaçãoOlácio Komori e Elias Ishy. - Crédito: Foto: Divulgação
Em sessão solene, dia 10, o vereador Elias Ishy (PT) entregou a Olácio Komori o título de Cidadão Douradense, concedido pela Câmara Municipal em reconhecimento à importante contribuição ao desenvolvimento da agroecologia no Estado e em Dourados.


“Olácio demonstra uma visão empreendedora que vai além do município em que está radicado, agregando diversos parceiros e agricultores agroecológicos de toda a região na fundação da Apoms (Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul) e da Cresol-MS, primeira cooperativa de crédito dedicada à Agricultura Familiar em MS”, diz Elias Ishy.


Olácio Komori é agricultor agroecológico radicado em Glória de Dourados. Graduado em Ciências Biológicas pela Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em 2005, cursou também Especialização em Agroecologia na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).


No ano 2000, em conjunto com um grupo de produtores de café orgânico, Komori fundou a Apoms, que visa promover uma agricultura sustentável, baseada na agroecologia e no fortalecimento das relações de solidariedade, das quais participam cerca de 170 famílias de diversas regiões do Estado, que trabalham na produção de produtos com certificação.


Em outubro de 2015, participou efetivamente da fundação da Cresol-MS, primeira cooperativa de crédito no Estado a se dedicar à agricultura familiar, oferecendo produtos diferenciados, desenvolvimento e inclusão social aos associados, que são os donos, beneficiários e fornecedores da cooperativa.

Deixe seu Comentário