Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
29º
UEMS - Pantanal
Educação

Simpósio "Formar professores para a escola do futuro” acontece na UFGD

18 Mai 2016 - 15h37
António Nóvoa é conhecido internacionalmente pelas mais de 150 publicações - António Nóvoa é conhecido internacionalmente pelas mais de 150 publicações -
Da Universidade de Lisboa, o professor António Nóvoa dará conferência "Formar professores para a escola do futuro", em Dourados, que será realizada dia 30 de maio, às 18h, no Auditório Central da UFGD (Cidade Universitária). O evento tem a parceria da UFGD e UEMS.

Nóvoa é conhecido internacionalmente pelas mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editados em 12 países, foi reitor da Universidade de Lisboa até 2015 e candidato à presidência de Portugal deste ano (2016), tendo como tema de campanha a importância da educação para o avanço do país.Um dos intelectuais de maior circulação internacional no debate pedagógico atual, pertence a uma geração que concentra atenções em aspectos intraescolares, como currículos e competências, formação inicial e continuada de professores e processos de aprendizagem.

Sua conferência abre o II Simpósio Temático e II Seminário de Estágio Supervisionado, com o tema "Ensino superior e educação básica: história e perspectivas para a escola e a formação do professor dos tempos atuais". A organização pela UFGD é da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

De acordo com o site da UFGD, o Simpósio e o Seminário tem o objetivo de propiciar reflexões sobre o futuro da educação, buscando balanços e perspectivas para orientar programas de trabalho e políticas educativas, abrindo os sistemas de ensino a novas ideias, afinal, como afirma António Nóvoa (2009) "são muitos os futuros possíveis. Mas só um terá lugar. E isso depende da nossa capacidade de pensar e de agir".

A programação inicia-se com as contribuições do renomado professor António Nóvoa e seguirá com mesas redondas articuladas em torno de temas que envolvem a relação entre os cursos de licenciatura e a educação básica.

As modalidades de inscrições serão duas, uma para o evento como um todo (com certificado de 40 horas) e outra apenas para a conferência de abertura (com certificado de 4 horas). Para ambas as modalidades, a inscrição é R$ 20 e deve ser feita até dia 20, sexta-feira. Maiores informações e inscrições em: https://eventosgephemes.wordpress.com

Deixe seu Comentário