Dourados – MS sábado, 19 de setembro de 2020
Dourados
30º max
20º min
UFGD

Seminário Étnico-Racial e Exposição de Bonecas Negras começam hoje na UFGD

10 Ago 2016 - 08h10
Até sexta-feira (12), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza o III Seminário Regional: Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteira Étnico-Racial, no Auditório Central da Unidade 2 (Cidade Universitária) e a II Exposição de Bonecas Negras, na Faculdade de Educação, também localizada na Unidade 2 da UFGD.

A abertura será realizada às 19h, com solenidade oficial, apresentação cultural e conferência sobre "Escola, diversidade e inclusão na perspectiva da Educação Especial", ministrada pela Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar) e mediada pelo chefe do Núcleo Multidisciplinar para a Inclusão e Acessibilidade da UFGD, Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral (UFGD/FAED).

Os eventos são promovidos na UFGD pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores (GEPRAFE/UFGD).
Os interessados em participar podem fazer a inscrição durante o credenciamento, a partir das 17h30, no Auditório Central. O valor da inscrição é de R$ 25,00 para todas as categorias (graduandos, professores da Educação Básica, pós-graduandos e docentes do Ensino Superior). Os inscritos como ouvintes receberão certificados de 40 horas.

A programação do III Seminário Regional prossegue até sexta-feira (12) com apresentação de trabalhos, oficinas, exposição, conferências, lançamentos de livros e apresentações culturais.

A II Exposição de Bonecas Negras tem o intuito de afirmar e valorizar a identidade da criança negra e conta com 100 bonecas da coleção da professora Eugênia Portela de Siqueira Marques, chefe do NEAB. A exposição ficará na Faculdade de Educação e é aberta a toda comunidade acadêmica e público em geral, inclusive durante as noites de 09 a 11 de agosto. Já o agendamento de escolas com visita e contação de histórias logo atingiu o limite de capacidade e foi encerrado.

Outras informações acesse [clique](https://dialogosinterculturais.wordpress.com/)

Programação

Hoje (10), das 16h às 19h acontece o credenciamento, no Anfiteatro Central da Unidade 2 (UFGD). Das 19h as 22h será o lançamento de livros. Conferência "Impasses entre diversidade e gênero na educação", ministrada pela professora Drª Ana Maria Colling (UFGD), mediador professor Dr. Miguel Gomes Filho (UFGD/FAED).O evento acontece Anfiteatro Central da Unidade 2 (UFGD).

Amanhã (11), as 08h30 as11h acontece contação de histórias para crianças das escolas pública. "II Exposição de Bonecas Negras", na Faculdade de Educação (FAED) – UFGD Unidade 2. Das 14h às 17h acontece a oficina "A literatura Infanto-juvenil e as estratégias pedagógicas para a valorização da identidade". Proponente: - Rita de Cassia Alcaraz (UFPR) - Eugenia Portela Siqueira Marques (UFGD). Local: Faculdade de Educação (FAED) – UFGD Unidade 2. Das 19h às 22h será realizado o lançamento de livros. Conferência "Das imagens de ontem, dos reflexos de hoje: uma discussão sobre criança, infância e raça", com a professora Drª Ione da Silva Jovino (UEPG). Acontece anda a Conferência: "Produção de Culturas infantis e as crianças negras: ancestralidade, corporalidade e oralidade", com a professora Drª Ellen de Lima Souza (UFSCar), mediadora professora Drª Eugenia Portela de S. Marques – (UFGD/FAED). Local: Anfiteatro Central da Unidade 2 (UFGD).

Na sexta-feira (12), acontece das 08h30 às 12h apresentação dos Trabalhos (Comunicações Orais e Pôsteres), na Faculdade de Educação (FAED) – UFGD Unidade 2. Das 08h30 as11h e das 13h as 17h "II Exposição de Bonecas Negras", na Faculdade de Educação (FAED) – UFGD Unidade 2. Das 14h às 18h acontece Cinema na Escola. No período da noite das 19h às 22h acontece a conferência de encerramento "Educação Escolar Indígena: conquistas, resistências e subversões", com a professora Drª Adir Casaro Nascimento (UCDB), mediadora professora Drª. Adriana Sales – (UFGD/FAIND), além das palestras acontecem apresentações culturais no Anfiteatro Central da Unidade 2 (UFGD).

Deixe seu Comentário