Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
29º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Prefeitura moderniza sistema de exames da Clínica da Mulher

28 Jan 2016 - 07h00
Clínica melhora serviços. - Crédito: Foto: AssecomClínica melhora serviços. - Crédito: Foto: Assecom
A Prefeitura de Dourados continua fazendo investimentos para estruturar os serviços de saúde pública e melhorar o atendimento oferecido à população local e de outros 30 municípios da região através do SUS. Após a modernização implantada no Hospital da Vida, a estruturação foi feita agora na Clínica da Mulher.


Nesta semana a unidade, que funciona no Jardim Água Boa, retoma os exames de mamografia, que nos três últimos meses foram feitos no Hospital Universitário, para a implantação do novo sistema, que inclui um equipamento moderno para a impressão dos exames. Antes da mudança era usada uma reveladora analógica, que colocava funcionários e pacientes sob exposição do material químico usado no processamento.


De acordo com Maria Luiza, coordenadora da Clínica da Mulher, foi feita a digitalização de todas as imagens, otimizando o serviço e qualificando o atendimento da população. “Para digitalização dessas imagens, a Secretaria de Saúde, através do trabalho do prefeito Murilo e do secretário Sebastião Nogueira e com apoio do governo do Estado, investiu na instalação de cinco estações de trabalho nos consultórios, uma impressora Dry para impressão dos filmes, um equipamento para digitalização de exames, além de interligar todas as mamografias e os aparelhos de ultrassom com os PACs [Programas de Gestão de Imagens], para visualizar as imagens pela internet”, informou Maria Luiza.


Em parceria com o governo do Estado, a prefeitura instalou uma nova tomografia, de 16 canais, um raio-X fixo, um raio-X móvel, um arco cirúrgico, também chamado de intensificador de imagens – usado em cirurgias de ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia – e dez estações de trabalho para visualizações de imagem – computadores com programas para visualizar imagens da tomografia, por exemplo, de qualquer ponto do hospital. Solicitados ao governador Reinaldo Azambuja pelos deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e José Carlos Barbosa (PSB), os equipamentos são resultado do trabalho do prefeito Murilo e do secretário de Saúde, Sebastião Nogueira, e foram repassados pelo governo do Estado em dezembro.

Deixe seu Comentário