
O ponto de partida foi a igreja São José Operário e a chegada na Praça do Cinquentenário. Instituições que estão ligadas desde a fiscalização até a formação de condutores, guincho, auto escola, serviço de saúde, entre outras ligadas ao trânsito participaram, mostrando a união das dos órgãos por um trânsito melhor.
Segundo o diretor-presidente da Agetran, Ahmed Hassan Gebara, o Mito, o movimento acontece nacionalmente, a exemplo de outros como o Outubro Rosa e Novembro Azul, porém com foco no trânsito. A intenção é cumprir uma diretriz da ONU (Organização das Nações Unidas) que colocou como meta a redução pela metade nos casos de mortes na "Década de Ações para a Segurança no Trânsito", estabelecida entre 2011-2020.
A ideia do movimento que em Dourados é organizado pela prefeitura e apoio de parceiros, é mostrar que a busca por um trânsito melhor vai além do que é feito pelos órgãos fiscalizadores. "É muito importante a fiscalização, mas para atingirmos o objetivo é preciso que haja o envolvimento de toda a sociedade, de cada condutor, ciclista, motociclista, pedestre, fazendo sua parte", afirma.