Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
32º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Inmetro vistoria peso de produtos

30 Mar 2011 - 22h24
Fiscais do Inmetro vistoriam produtos nas prateleiras de supermercado - Crédito: Foto: Cido CostaFiscais do Inmetro vistoriam produtos nas prateleiras de supermercado - Crédito: Foto: Cido Costa
DOURADOS – Uma equipe da Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS) está em Dourados desde ontem para realizar vistorias em supermercados da cidade. A fiscalização é rotineira e realizada simultaneamente em todo o Estado. Além de Dourados, o mesmo trabalho é feito ao mesmo tempo em Campo Grande, Sidrolândia e Maracaju. Durante dois dias, os fiscais irão vistoriar o peso dos produtos alimentícios oferecidos pelos supermercados, tanto industrializados como aqueles produzidos pelo próprio estabelecimento, como os itens de rostisseria, carnes e embutidos embalados em bandejas.

Com uma balança de alta precisão, os técnicos do Inmetro verificam se o peso real do produto é o mesmo do volume declarado na embalagem. Segundo o agente metrológico Alex Balero Lessa, em muitos casos verifica-se irregularidades, muitas vezes associadas ao ritmo de velocidade de produção. “Na maior parte das fábricas o trabalho é totalmente automatizado e algum erro pode passar despercebido pelo fabricante”, explica.

No caso de variações entre o peso real e o anunciado na embalagem, segundo o agente metrológico, o material é recolhido e encaminhado a Campo Grande para exame quantitativo. Se a irregularidade for confirmada, é emitido um laudo e encaminhado ao setor jurídico da AEM/MS, que irá emitir a notificação. A empresa ou fabricante tem dez dias para apresentar defesa.
#####CONSUMIDOR
De acordo com o Inmetro, o consumidor deve ficar atento com relação ao peso dos produtos e, quando tiver alguma dúvida, pode solicitar a pesagem em qualquer balança do estabelecimento. “O consumidor não é obrigado a levar para casa um produto sem ter certeza se está pagando pelo peso real”, diz Alex Lessa.


O Inmetro também trabalha com um telefone para dúvidas e denúncias. Ligações gratuitas podem ser feitas pelo 0800 67 5220.
A equipe de fiscalização permanece em Dourados até amanhã. Um relatório da fiscalização deverá ser elaborado até a semana que vem.

Deixe seu Comentário