Dourados – MS sexta, 18 de setembro de 2020
Dourados
33º max
19º min
Detran

Fim da vistoria lota agências do Detran em MS

23 Jul 2016 - 07h00
Movimento foi grande  ontem para pedido de novo documento veicular no Detran em Dourados. - Crédito: Foto: Hedio FazanMovimento foi grande ontem para pedido de novo documento veicular no Detran em Dourados. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
O fim da vistoria anual para veículos com mais de 5 anos de fabricação fez aumentar o movimento nas agências do Detran em Mato Grosso do Sul. Desde quinta-feira, o proprietário não precisa mais fazer a revisão para expedir o licenciamento, podendo ele mesmo emitir a guia de pagamento e só ir ao Detran para retirar a nova documentação.


Na manhã de ontem, em Dourados, a fila para retirar o novo licenciamento era grande. "Acreditamos que o movimento deva ser assim nos próximos dias, pois muitos condutores que estavam com o licenciamento atrasado devem regularizar a situação junto ao Detran", avalia Aparecido Dias Duarte, diretor do órgão no município.


O vendedor João Batista, 23 anos, foi reprovado semana passada na vistoria veicular do Detran. Ele tem um Fiat Uno com placa final 6, que vence neste mês de julho, e garante que os pneus estão em boas condições. "Uso o carro dentro da cidade e só teria condições de trocar os pneus no mês que vem, pois estava com o dinheiro contado apenas para o licenciamento e vistoria. Como caiu a vistoria, aproveitei para fazer o documento", disse ele, garantindo estar ciente quanto à manutenção do carro. "Trocarei pneus no mês que vem", afirma.


O gerente do Detran acredita que há muitos casos semelhantes como o de João, provocando o atraso na regularização do licenciamento. "O fim da vistoria passa a ser uma oportunidade para os condutores que estão em débito", analisa. Na Capital o movimento também cresceu nos últimos dois dias, principalmente no posto de atendimento do órgão localizado no shopping Campo Grande, que ainda atende em horário noturno.


Como no Detran os vistoriadores são rigorosos, muitos condutores não faziam um exame preventivo para não cair na famosa "exigência" e perder mais tempo. Na inspeção são observados desde os itens mais básicos como buzina, faróis, piscas, pisca-alerta, luzes de ré e de freio e eventuais faróis auxiliares. Tudo deve estar funcionando corretamente, inclusive a lâmpada que ilumina a placa traseira. Nos pneus, a referência é o Tread Wear Indicator (TWI), um filete de borracha disposto em alguns pontos da banda de rodagem. Quando a altura dos gomos atinge o TWI, quer dizer que o pneu está em seu limite de segurança que, segundo o Contran (Resolução número 558/80), é de 1,6 mm de profundidade.


A vistoria continua sendo válida para casos de transferência de propriedade ou mudança de Estado, alteração de característica, 2ª via de CRV, quando houver alienação ou desalienação do veículo, bem como na troca de placa, tarjeta ou lacre.

Guia


A revogação da cobrança da taxa foi feita pelo governador Reinaldo Azambuja na quinta-feira, atendendo a uma solicitação do Ministério das Cidades. A cobrança era polêmica e seria discutida na justiça semana que vem, caso continuasse. A partir de agora, o condutor pode emitir a guia de pagamento em qualquer posto do Detran-MS ou pelo site, como era realizado antes. Com isso ele pode efetuar o pagamento para o documento ser expedido.

Deixe seu Comentário