Dourados – MS domingo, 09 de agosto de 2020
Dourados
32º max
15º min
Segurança e Saúde JBS
Apresentação

Esquadrilha da Fumaça faz show hoje em Dourados

18 Jun 2016 - 06h00
Prefeito Murilo cumprimenta o tenente coronel aviador Libero Onoda, na chegada da equipe. - Crédito: Foto: A. FrotaPrefeito Murilo cumprimenta o tenente coronel aviador Libero Onoda, na chegada da equipe. - Crédito: Foto: A. Frota
A Esquadrilha da Fumaça, cujo nome oficial é "Esquadrão de Demonstração Aérea" (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), vai fazer apresentação hoje em Dourados pela 6ª vez e a segunda nos últimos cinco anos, informou o presidente do Aeroclube, Juliano Soares Lopes. O espetáculo viaja pelo Brasil e o exterior, sendo um dos mais requisitados da atualidade.


A promoção é do Aeroclube e da Prefeitura de Dourados que esperam um público de mais de 20 mil pessoas no Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, onde será realizado o show, a partir das 15h.


A missão, composta por pilotos, mecânicos e equipe de apoio, chegou ontem à 15h em Dourados. A equipe veio diretamente de Pirassununga (SP), onde está sediado o EDA na Academia da Força Aérea. A equipe, liderada pelo comandante, o tenente-coronel aviador Líbero Onoda Luiz Caldas, foi recebida pelos integrantes da diretoria do Aeroclube e o prefeito Murilo.


Estão em Dourados, oito aeronaves, uma para equipe de apoio e sete que farão as acrobacias. O espetáculo é feito pelos novos aviões A 29 Super Tucano soltam fumaça ecologicamente correta ao fazerem as manobras que formam diversos desenhos. Os A29 são fabricados pela Embraer e substituem os T27 Tucano. Mato Grosso do Sul é o segundo Estado do Brasil que as novas aeronaves se apresentam. As sete aerovanes farão pelo menos 20 sequências de manobras em equipe e 50 individuais e a duração será de 40 a 50 minutos.
De acordo com o prefeito Murilo, a proposta da prefeitura e Aeroclube é promover um dia de lazer e alegria para as famílias de Dourados. "Esperamos que todos aproveitem esse momento de lazer e descontração realizado pela Esquadrilha, que faz uma das melhores apresentações no Brasil e no exterior", enfatiza.

História


A "Esquadrilha da Fumaça" nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica no Rio de Janeiro que, nas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os à pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, ocorreu a primeira demonstração oficial.

Panorâmico


Na manhã deste sábado, o Aeroclube, o único no Estado em funcionamento, vai realizar voos panorâmicos para o público em geral das 8h às 14h. O preço é R$ 100,00 por pessoa. Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (67) 3421-0928 e (67) 98404 6021, ou diretamente na secretária do aeroclube nos dias do evento. No sábado haverá também exposição de aeromodelismo.

Show


O evento é uma promoção do Aeroclube de Dourados em parceria com a prefeitura de Dourados. Haverá estaciona-mento de graça e a entrada para assistir o show também é gratuita.


Neste sábado pela manhã, haverá alimentação e bebidas no aeroporto para as famílias que quiserem ir mais cedo para acompanhar as atividades ou fugir do congestionamento na Avenida Guaicurus. O aeroclube abriu espaço para ambulantes comercializarem alimentação e para uma empresa fornecer bebidas.


A Prefeitura de Dourados e o Aeroclube orientam as pessoas para que se dirijam com bastante antecedência ao aeroporto, já que a previsão é de um grande público e pode haver congestionamento na Rodovia Guaicurus.

Deixe seu Comentário