Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
34º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Escolas e Ceims de Dourados iniciam ano letivo 2016

05 Fev 2016 - 09h50
Pais acompanham filhos no primeiro dia de aula na Escola Manoel Santiago. - Crédito: Foto: Chico LeitePais acompanham filhos no primeiro dia de aula na Escola Manoel Santiago. - Crédito: Foto: Chico Leite
As escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) e Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) iniciaram as aulas do ano letivo de 2016 ontem. A retomada das atividades acontece com horário especial nos Ceims.


Os alunos da manhã ficam nos Ceims até às 9h e a tarde até às 15h pelo menos até hoje. “É um período de adaptação das crianças, por isso, o horário é reduzido”, explica a secretária de Educação, Mariniza Mizoguchi. Nas escolas o horário é normal.


Ao todo são 26 mil alunos matriculados para essa volta às aulas, em 45 escolas, 32 Ceims próprios do município e oito conveniados. Além destes, mais quatro Ceims vão iniciar as atividades em breve, como parte do trabalho do prefeito Murilo para ampliar o acesso das crianças a essas instituições, que é um dos grandes gargalos do município.


“Nós gostaríamos que estes quatro tivessem iniciado agora junto com os demais, porém as obras acabaram sofrendo com o volume excepcional de chuvas que caiu nos últimos meses. Falta muito pouco e assim que tivermos uma trégua, as obras serão finalizadas e os Ceims entram em funcionamento”, explica a secretária.
Ele conta que os alunos já são selecionados para essas instituições novas. Se o tempo colaborar, a expectativa é de que até o final deste mês de fevereiro as crianças já estejam nas salas de aula.


Além destes quatro Ceims, mais cinco estão em construção e dependem apenas da finalização das obras para entrarem em funcionamento também. Dessa forma, muitas vagas serão abertas e os pais de famílias que precisam deixar os filhos nestes locais para trabalhar, terão um espaço adequado e de qualidade para isso no serviço público.


“Temos focado o trabalho não só na ampliação das vagas, mas na melhoria da qualidade do ensino. O Ideb das nossas escolas está aumentando e isso é resultado de todo um planejamento executado ao longo dos anos”, explica a secretária. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado pelo MEC (Ministério da Educação) e mede a qualidade do ensino, estabelecendo metas para melhorias.


Para este ano, os alunos ainda vão receber o kit escolar com itens como lápis e caderno, por exemplo. Além do uniforme escolar que este ano vem com tênis que tem cadarços das cores das Olimpíadas 2016. Dourados foi selecionada como “Cidade Celebração” para o Revezamento da Tocha Olímpica.

Deixe seu Comentário