Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
29º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Cresce o número de mulheres na construção civil

08 Mar 2016 - 06h00
Presidente do Sindicato, Aline Chaves Ferle, fala do aumento. - Crédito: Foto: DivulgaçãoPresidente do Sindicato, Aline Chaves Ferle, fala do aumento. - Crédito: Foto: Divulgação
É cada vez maior o número de mulheres na construção civil. Isso está sendo impulsionado, principalmente, pela falta de mão de obra masculina e pela demanda crescente da indústria. São serventes, carpinteiras, ajudantes de obra, pedreiras e soldadoras. Em Dourados, atualmente, são pelo menos 60 mulheres em canteiros de obras de empresas da construção civil. Esse número pode ser maior, já que neste levantamento do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Construção Civil de Dourados, não está computado o trabalho desenvolvido pelas mulheres autônomas, ou seja, sem registro na Carteira de Trabalho. Elas se misturam aos homens com naturalidade e em condições de realizar as tarefas com tanta competência quanto os trabalhadores homens, diz a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Construção Civil de Dourados, Aline Chaves Ferle, que hoje presta homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. "Nada mais justo essa singela homenagem às trabalhadoras na construção civil de Dourados e região; afinal elas, a cada dia, se mostram mais presentes nos canteiros de norte a sul, leste a oeste de todo estado. Anos após conquistarem seu espaço no setor da construção civil, as mulheres de todo o Brasil agora querem qualificar a mão de obra.


De acordo com Aline, para elas, não basta estar nos canteiros de obras para ampliar a renda familiar: é preciso se diferenciar no mercado com muito estudo e determinação. "Dispostas a enfrentar o trabalho duro e a se dedicarem a cada dia , elas têm se revelado profissionais atentas a detalhes, com grandes possibilidades de crescimento profissional.

Deixe seu Comentário