Dourados – MS quinta, 22 de outubro de 2020
Dourados
34º max
21º min
Influx
Dia-a-Dia

Contador é fundamental ao empreendimento

08 Jun 2011 - 06h40
Domingos Venturini, coordenador de Ciências Contábeis da Unigran - Crédito: Foto : DivulgaçãoDomingos Venturini, coordenador de Ciências Contábeis da Unigran - Crédito: Foto : Divulgação
DOURADOS - Atualmente todo empreendimento legalmente constituído necessita de um contabilista. Isso porque as instituições precisam fazer seus balanços e o erro pode causar sérios prejuízos como, por exemplo, o fechamento da empresa. Mas além desse campo, o contador tem mais oportunidades, já que muitos deles têm chegado à direção das empresas, tanto de iniciativa privada, quanto pública.

Domingos Venturini, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unigran, explica que o contador desempenha mais funções do que se pensa. “O profissional contábil não atua só como contador ou fiscal, mas também como auditor e na área de contabilidade gerencial, que é o grande enfoque e a grande necessidade das empresas no momento”, destaca.

O coordenador também relaciona a ausência do contador nas instituições com a constante abertura e fechamento das empresas no Brasil em um curto período. Ele acredita que essas empresas precisam fazer um estudo, um mapeamento quanto à viabilidade econômica antes de se instalarem.

Rosenildo da Silva França, que é contador formado na Unigran e hoje ocupa o cargo de Diretor de Gestão Operacional fala sobre seu trabalho. “A gestão operacional fica responsável por toda a parte funcional da empresa, monitoro os sete núcleos ligados a ela, como recursos humanos, terminal de informações, setor de compras, setor de planejamento, patrimônio, almoxarifado e departamento de frotas”, comenta.

Sobre as contribuições que um contador pode oferecer, Rosenildo diz que o profissional contábil tem capacidade para lidar tanto com a parte de dados como com a parte administrativa. Segundo ele, isso acontece porque o contador tem base de cálculos, análise de balanço, gerenciamento de lucros, contabilidade de custos e gerenciamento de estoques.

“Na atual realidade de mercado o contador tem plena capacidade de chegar à liderança e assumir a diretriz de uma empresa, pois ele pode oferecer ao empreendimento um diagnóstico mais analítico”, reforçou Rosenildo. O professor Domingos Venturini ainda enumera alguns requisitos básicos para que o contador se dê bem na profissão “gostar de ler, de cálculos e de informática, além de saber se relacionar e ter raciocínio lógico”.

Deixe seu Comentário