Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
34º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Comércio de Carnaval está quase extinto

04 Mar 2011 - 22h22
Fantasias e máscaras de Carnaval estão praticamente encalhadas no comércio - Crédito: Foto: Hedio Fazan/PROGRESSOFantasias e máscaras de Carnaval estão praticamente encalhadas no comércio - Crédito: Foto: Hedio Fazan/PROGRESSO
DOURADOS – Pular Carnaval em Dourados não é mais o mesmo. Os foliões não se preparam como antes, mesmo porque a folia ‘encolheu’. Máscaras e fantasias praticamente deixaram de fazer parte dos festejos. O próprio comércio deixou de investir nesses adornos. Aqueles que têm estão com as mercadorias encalhadas.

Neuza Yoshizaki é proprietária há 35 anos de um bazar no centro da cidade. De quatro anos para cá ela disse que as vendas caíram consideravelmente. Com isso deixou de investir em fantasias. “Antigamente vendia bastante. Além do Carnaval de rua havia a festa a fantasia do Boscar, que por muitos anos foi tradicional em Dourados”, comentou a lojista.

Hoje, no comércio dela tem apenas algumas máscaras penduradas no corredor da loja. A procura é pequena. O bazar de Neuza tem como venda principal materiais de aviamento. Em meio a diferentes tipos de linhas e materiais de presentes, as fantasias passam desapercebidas pelos clientes. “Não vale a pena investir no Carnaval”, afirmou Neuza.

Para piorar as vendas, a cidade deixou de investir em festas de Carnaval. Somente o clube AABB irá promover festa esta ano, devendo reunir em sua maioria os associados. Resta aos foliões procurar outras cidades do interior, como Fátima do Sul, Jardim e Bonito.

A tradição de montar a própria fantasia também ajudou a encalhar os poucos produtos disponíveis no comércio. “Não vejo a necessidade de colocar máscara e fantasia. Prefiro mesmo é usar uma roupa leve e curta para pular o Carnaval”, disse Mariana Santiago. A estudante vai festejar junto aos amigos na cidade de Bonito, um dos destinos mais procurados pelos sul-mato-grossenses. “O dinheiro que você gasta com fantasia dá pra investir nas despesas de bebida e alimentação”, disse Caroline Medina, amiga inseparável de Mariana nas festas.

O comércio tímido de carnaval é percebido até nas próprias lojas do centro de Dourados. São poucas as empresas que caracterizaram o interior com materiais que lembram a maior festa do país. Também é raro encontrar empresas que vendem fantasias.

#####COMÉRCIO

As lojas de Dourados estarão abertas hoje. Na segunda-feira o expediente é normal. Fecha apenas na terça, feriado de Carnaval. Na quarta as lojas estarão abertas em horário comercial. Bancos, órgãos públicos estaduais e municipais só voltam a abrir na quarta-feira de cinzas, às 13h.

Deixe seu Comentário