Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
29º
UEMS - Pantanal
Homenagem

Bolo de uma tonelada e 500 alianças homenageia padroeiro

13 Jun 2016 - 06h00
Distribuição do bolo de Santo Antônio realizada em edição anterior da homenagem ao santo casamenteiro. - Crédito: Foto: Elvio LopesDistribuição do bolo de Santo Antônio realizada em edição anterior da homenagem ao santo casamenteiro. - Crédito: Foto: Elvio Lopes
O padroeiro de Campo Grande, Santo Antônio, será homenageado hoje com a tradicional celebração eucarística e depois, com a distribuição de pedaços de um bolo de aniversário de uma tonelada, 20 metros de extensão e contendo 500 alianças em seu interior, das quais um par é de ouro. A missa e a distribuição do bolo acontecem no início da manhã de hoje, na Catedral de Santo Antônio, localizada no centro da Capital.


Desde que o bolo vem sendo distribuído, como tradição pelo dia do padroeiro e a crença de quem encontrar uma aliança no pedaço que lhe for destinado, poderá resultar em casamento, tem levado grande número de pessoas para disputar os 5 mil pedaços que serão disponibilizados pela organização do evento.


O bolo, pelo sexto ano consecutivo, foi preparado pela panificadora de Nabor Marques, que utilizou 2.500 ovos, 90 quilos de farinha de trigo, 90 quilos de açúcar, 300 quilos de recheio, 200 litros de calda e 160 litros de chantilly para a cobertura e totalizou 198 placas que foram assadas e deixadas em ambiente climatizado e montado na tarde de ontem no salão de festas da igreja.


Antes da distribuição do bolo, que atrai uma multidão, será realizada, às 6h, a missa em homenagem ao padroeiro, seguindo-se a bênção aos fiéis e do bolo. Uma procissão ainda está programada para as 17h, encerrando as comemorações pelo dia de Santo Antônio.

Festa


A tradicional Festa de Santo Antônio, que é realizada há várias décadas na Capital e nos últimos anos na Praça do Papa, na edição de 2016 está acontecendo no Parque de Exposições Laucídio Coelho, com barracas que servem pratos típico e shows musicais.


Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, em 1191 e faleceu em Pádua, em 1213 e é considerado o santo casamenteiro da Igreja Católica. A primeira capela construída na fundação de Campo Grande pelo pioneiro José Antônio Pereira foi em homenagem a Santo Antônio, em 1898.

Deixe seu Comentário