Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
34º
UEMS - Pantanal
Edições Especiais

Ações são voltadas ao comércio na região central de Dourados

18 Dez 2015 - 11h43
Região central de Dourados ganhou um novo impulso na economia com a instalação do Shopping Avenida Center, em 2006. - Crédito: Foto: Marcos RibeiroRegião central de Dourados ganhou um novo impulso na economia com a instalação do Shopping Avenida Center, em 2006. - Crédito: Foto: Marcos Ribeiro
Marli Lange


Com boa infraestrutura urbana, a área central de Dourados aglomera maior parte do comércio e serviços. A partir do ano 2000, o setor comercial começou a ganhar maior impulso com a instalação das grandes redes, principalmente na área de alimentação, rede hoteleira, pizzarias e outros restaurantes com variados pratos típicos, além de dezenas de franquias, que hoje tornam a região central mais atrativa, tanto para a população douradense como para a região. Um grande polo comercial e de serviços!


Em março de 2002, se instalou em Dourados o Grupo Atacadão, a primeira loja de serviços do interior do Estado. O hipermercado, localizado na Avenida Marcelino Pires, tem 12 mil metros quadrados de área construída e estacionamento para 400 veículos. A loja emprega algo em torno de 200 pessoas.


Quatro anos depois, em junho de 2006, veio o Shopping Avenida Center na Marcelino Pires, centro de Dourados. O empreendimento tem cerca de 40 mil metros quadrados de área construída com estacionamento coberto para mais de 500 veículos, espaços para eventos, elevador panorâmico, escada rolante e a mais moderna arquitetura.


Com espaço para mais de 30 lojas, no Shopping Avenida Center, estão instaladas o Hipermercado Abevê, Lojas Americanas, Gabriela Mulher, Gabrielinha, Hering Store, Maria Xereta, Sorvete Gelatti, Athletic, Chocomania, entre outros.


O setor comercial não para de crescer, já que os investidores continuam procurando Dourados. Em 10 de novembro de 2010, inaugurou em Dourados, próximo ao Shopping Avenida Center, o primeiro hipermercado Extra. Com investimentos de R$ 18 milhões, a loja oferece mais de 60 mil itens, de refeição até as mais modernas novidades tecnológicas, disponíveis num único local e que fazem do hipermercado uma das melhores soluções de compras da região.


Em maio de 2013, veio a 52ª filial brasileira da Loja Havan. Com 10 mil metros quadrados de área de atendimento, a loja oferece 100 mil itens do mix de produtos, nos setores de cama, mesa e banho, fitness, decorações e tapetes, eletrodomésticos, brinquedos, bazar, produtos para a casa, camping e outros. Construída no padrão da empresa chamado “Havan 2020”, a loja tem estacionamento com vagas para 500 carros na Avenida Marcelino Pires.

Trânsito


A prefeitura de Dourados, ao mesmo tempo em que contempla as regiões, norte, sul, leste e oeste com obras e serviços, também se preocupa com a região central. Um dos principais focos é o trânsito, visando à redução do índice de acidentes. São ações que melhoram o tráfego e têm impacto direto nos serviços.


Na área da infraestrutura, a retirada das rotatórias e a substituição dessas por semáforos fazem grande diferença. Com os ‘redondos’, os congestionamentos eram comuns em horários de pico, o que não acontece mais já que o sinaleiro garante a fluidez e travessia com tranquilidade.


A sinalização das vias no centro da cidade também é constantemente revitalizada, com a pintura de meio fio e faixa. As placas também são pintadas ou substituídas rotineiramente. A intenção é manter as regras sempre visíveis, contribuindo para o respeito às leis de trânsito.

Praça


A segurança também foi reforçada no centro da cidade. A Praça Antônio João, que sempre sedia grandes eventos promovidos pelo município, como o Dourados Brilha, que acontece anualmente, recebeu câmeras. A vigilância constante dá tranquilidade para que as famílias possam usar o espaço. A Guarda Municipal possui um posto no local.

Hospitais


Mais uma estrutura pública de grande importância para o município, instalada na área central, é o Hospital da Vida. A unidade passou por obras de revitalização, reforma e ampliação, tanto interna quanto externa, transformando a realidade desta unidade de saúde, que atende a população de Dourados e região. A região central ainda conta com mais cinco estruturas hospitalares, como Hospital do Coração, Evangélico, Santa Rita, Cassems e São Luiz.

Deixe seu Comentário