Dourados – MS quarta, 30 de setembro de 2020
Dourados
40º max
23º min
Dia-a-Dia

Ações para o fortalecimento do turismo marcaram 2015 em Mato Grosso do Sul

31 Dez 2015 - 07h00
Nelson Cintra considerou o balanço de ações positivas diante do atual cenário político-econômico. - Crédito: Foto: DivulgaçãoNelson Cintra considerou o balanço de ações positivas diante do atual cenário político-econômico. - Crédito: Foto: Divulgação
Nesta semana, o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Nelson Cintra, fez um balanço parcial das ações desenvolvidas pela instituição ao longo de 2015. Conforme Cintra, os eixos norteadores da política para o fomento do turismo do Estado estão pautados no programa de ampliação e diversificação da oferta turística, com a elaboração de novos roteiros, a implantação de infraestrutura turística, marketing/promoção (feiras, famtour, rodada de negócios, entre outros) e diagnóstico turístico dos municípios. O diretor-presidente afirma que pretende dar sequência ao planejamento realizado pela instituição neste ano, mas que está formatando juntamente com a equipe técnica novas ações que deverão ser desenvolvidas em 2016.


Cintra considerou o balanço de ações positivas, que mesmo diante de um cenário político e econômico conturbado foi possível alcançar saldos positivos de articulações políticas e relacionamentos importantes para o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso do Sul. Seguindo a política nacional estabelecida no Plano Nacional do Turismo (PNT) desenvolvido pelo Ministério do Turismo (Mtur), a Fundação de Turismo, enquanto órgão gestor oficial do Turismo do Estado, adotou neste ano o modelo de gestão baseado na articulação e interlocução com os municípios com objetivo central de conhecer as demandas e prioridades para o desenvolvimento do turismo, pontua o diretor-presidente da Fundtur-MS. “O contato direto com os municípios possibilita o levantamento das necessidades locais, auxilia no diagnóstico das dificuldades e entraves que impedem o desenvolvimento do setor. Sendo assim, proporciona o direcionamento na elaboração das políticas públicas para o fomento do turismo nas regiões”, destacou. Entre as prioridades do Governo do Estado, ressaltou a infraestrutura, com foco inicial na sinalização turística e na instalação de portais com receptivos nas entradas do Estado. Em relação à infraestrutura turística foram apresentados e estão em análise pelo Ministério do Turismo sete propostas visando à captação de recursos no montante de R$ 10.260.000,00. Dentro do pacote, estão os projetos para a construção 10 portais, sinalização e centros de atendimento ao turista nas principais rodovias de acesso de Mato Grosso do Sul.


Em andamento, estão os estudos e definição do modo de operação e implantação do Observatório de Turismo de MS, ferramenta indispensável para oplanejamento, estruturação e promoção da atividade turística, por meio da mensuração de dados estatísticos, entre tantos outros.

Deixe seu Comentário