Dourados – MS segunda, 20 de setembro de 2021
Dourados
40º max
24º min
Mundo

Radiação na usina é ameaça letal a socorristas no Japão, dizem EUA

16 Mar 2011 - 19h35
Foto de satélite feita nesta quarta-feira - Crédito: Foto: APFoto de satélite feita nesta quarta-feira - Crédito: Foto: AP
A principal agência reguladora nuclear dos Estados Unidos afirmou ao Congresso nesta quarta-feira (16) que os níveis de radiação ao redor da usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, podem ameaçar de forma letal os agentes de emergência que tentam evitar um acidente nuclear de grandes proporções no local.

\"Acreditamos que nos arredores do reator há altos níveis de radiação, afirmou o diretor da Comissão Reguladora Nuclear, Gregory Jaczko, durante audiência do Subcomitê de Comércio e Energia da Câmara dos Deputados.

\"Seria muito difícil para os agentes de emergência chegar perto dos reatores. As doses a que eles poderiam ser submetidos seriam potencialmente letais num curto período de tempo\", disse.

Jaczko disse que a agência reguladora tinha informações muito limitadas sobre o que estava acontecendo na usina de Fukushima, no Japão, e que não queria especular muito sobre o assunto.

Ele afirmou ainda que os Estados Unidos não serão afetados pela radiação nociva da usina japonesa e que a área de isolamento ao redor da instalação nuclear era menor do que a sugerida pela agência.

Jaczko disse que a piscina que armazena o combustível nuclear usado no reator número 4 não continha mais água.

\"Não há água na piscina de combustível usado, e acreditamos que os níveis de radiação estão extremamente elevados, o que poderia possivelmente impactar a capacidade de tomar medidas corretivas.\" (G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado

há 1 dia atrás
Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra neste sábado
Mundo

Mulheres afegãs protestam contra uso da burca

há 4 dias atrás
Mundo

Pentágono: novo míssil norte-coreano ameaça comunidade internacional

há 6 dias atrás
Mundo

Afeganistão: talibãs autorizam saída de 200 estrangeiros

09/09/2021 11:00
Mundo

Brasil concederá visto humanitário a afegãos

04/09/2021 17:00
Últimas Notícias