Dourados – MS terça, 03 de agosto de 2021
Dourados
28º max
11º min
Mundo

Milhares se despedem do guru Sai Baba na Índia

27 Abr 2011 - 16h35
Multidão se despede de Sai Baba nesta quarta-feira - Crédito: Foto: APMultidão se despede de Sai Baba nesta quarta-feira - Crédito: Foto: AP
Milhares de pessoas deram nesta quarta-feira (27) seu último adeus ao popular guru hindu Sai Baba, ícone do movimento hippie, enterrado com honras de estado em Puttaparthi, a cidade onde nasceu e atuou.

A cerimônia foi dirigida por 18 brâmanes - a casta sacerdotal - que colocaram no corpo do guru água sagrada, óleos santos, flores e urina de vaca antes de enterrá-lo, em cerimônia transmitida por diferentes canais de televisão.

Sathya Sai Baba foi enterrado no salão Sai Kulwand, o lugar onde o guru autoproclamado deus recebeu durante décadas seus devotos, pronunciou discursos e realizou alguns de seus \"milagres\", apontados por seus críticos como meros truques de ilusionismo.

O funeral contou com a presença de alguns de seus familiares e membros de seu conselho, o Sri Sathya Sai, assim como autoridades e políticos, entre eles L.K. Advani, o chefe do principal partido da oposição, o nacionalista hindu BJP.

Fora do salão, o conselho colocou telões para que milhares de seguidores pudessem acompanhar a cerimônia, precedida de leituras realizadas por sacerdotes cristãos, muçulmanos, budistas e judeus.

Nascido em 1926, Sai Baba morreu neste domingo em um hospital de Puttaparthi após sofrer falência múltipla dos órgãos.

O conselho deixou seu corpo exposto durante dois dias para que os fiéis pudessem render a última homenagem ao guru, e nesta terça-feira compareceram ao local tanto o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, como a líder do governista Partido do Congresso, Sonia Gandhi.

O guru, famoso no Ocidente por seu cabelo e sua túnica laranja, contava com milhões de seguidores na Índia e no resto do mundo, incluindo influentes políticos, jogadores de críquete, atores e membros do movimento \"hippie\".

Apesar de já ter sido objeto de denúncias por fraude e abusos sexuais, a Índia o enterrou com honras de estado, e uma guarda de honra da Polícia se dirigiu em marcha lenta até seu caixão para cobri-lo com a bandeira nacional.

O guru focou sua atividade nas últimas décadas em trabalhos sociais e caridade. Segundo a Receita indiana, seu Conselho administra mais de US$ 9 bilhões em doações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mundo

OMS afirma que China deve fornecer dados sobre origens da covid-19

15/07/2021 17:00
Mundo

Suspeitos de assassinato do presidente do Haiti são mortos a tiros

08/07/2021 11:00
Mundo

Covid-19: anticorpos podem durar até 12 meses após infecção

08/07/2021 10:00
Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê
Mundo

Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê

07/07/2021 07:30
Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê
Mundo

Onda de calor recorde nos EUA e Canadá mata 45 no Estado do Oregon

01/07/2021 17:30
Últimas Notícias