Dourados – MS sábado, 27 de abril de 2024
33º
UEMS - Pantanal
Futebol

Vinicius Junior: "Quero igualdade para todos nós"

Vítima constante de atos racistas, o atacante do Real Madrid chora, explica sua luta contra o racismo e diz que vai realizar sonho de atuar no Bernabéu pela Seleção

25 Mar 2024 - 21h30Por Assessoria/CBF
Vini Jr. durante entrevista coletiva - Crédito: Rafael Ribeiro/CBFVini Jr. durante entrevista coletiva - Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

 

O atacante Vinicius Junior é uma das atrações do clássico contra a Espanha, nesta terça-feira (26), no Santiago Bernabéu. Vítima de uma série de ataques racistas nos últimos anos na Europa, o jogador de 23 anos relatou, em tom de desabafo, nesta segunda-feira (25) sua luta contra o racismo.

Ele está confirmado como titular na partida, que será também parte da campanha de combate ao racismo promovida pela CBF e pela Real Federação Espanhola de Futebol. O jogo começará às 17h30 (horário de Brasília) e contará com transmissão nas diversas plataformas do Grupo Globo.

Coletiva de imprensa - 25/03/2024

Na abertura da entrevista coletiva, o atacante Vinicius Junior declarou que "cada vez tem menos vontade de jogar".

"Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando esse sentimento. É muito triste, mas não sou só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia o racismo verbal, que é minoria perto de tudo que os negros sofrem no mundo", afirmou o jogador, que interrompeu suas respostas pelo menos quatro vezes para chorar durante a entrevista realizada na sala de imprensa do CT do Real Madrid.

Coletiva de imprensa - 25/03/2024

Ele contou que segue na luta antirracista por "todas as pessoas que torcem" pelo seu sucesso. "Elas me mandam mais mensagens para lutar com eles. Tenho força grande dentro de mim, na família, em casa. Nem todos têm o apoio que eu tenho em casa. Que podem falar por tantas pessoas. Quero seguir por eles, que sabem do que realmente passo e passei. E que é muito difícil", disse.

"A cada denúncia, cada vez mais as pessoas me insultam. Eles pensam que estou contra a Espanha, mas não estou contra a Espanha, estou contra os racistas do mundo, de toda a parte. Quero igualdade para todos nós", acrescentou.

Coletiva de imprensa - 25/03/2024

Uma Só Pele, Uma Só Identidade
 

O amistoso contra a Espanha faz parte da campanha da CBF de combate ao racismo no futebol. Com o slogan "uma só pele; uma só identidade", o jogo terá uma identidade visual com destaque para o preto e o branco. Já na chegada da delegação brasileira em Madri na noite de domingo, os jogadores percorreram o trajeto do aeroporto até o hotel num ônibus preto com o mote da campanha. O Brasil costuma usar nas viagens ônibus com as cores verde e amarela.

Na hora do hino, jogadores utilizarão jaquetas pretas com dizeres em português, inglês e espanhol e patch especial da partida ‘’uma só pele”.

"Essa partida é uma mensagem forte para todo mundo que não há mais lugar para racistas no futebol. A CBF segue lutando contra todo tipo de preconceito", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o primeiro negro e nordestino a comandar a entidade em mais de 100 anos de história.

A CBF é a única entidade nacional a implementar a punição desportiva por atos racistas no Regulamento Geral de Competições (RGC).

Coletiva de imprensa - 25/03/2024

"Gostaria de agradecer a CBF, todo o pessoal que trabalha com ele (presidente Ednaldo), todos os atletas sempre me deram a maior força do mundo para a gente seguir lutando junto, não só em campo, mas também fora. O presidente conseguiu mudar as regras, as leis do Brasil, e a cada vez que tem um ato de crime no futebol ele consegue punir essas pessoas", disse o atacante.

"Isso vem diminuindo no Brasil, espero que outras federações do mundo todo possam aprender com o presidente para que possamos nós, jogadores, seguir com a cabeça só no futebol, pois temos jogos a cada dois ou três dias, tenho que me concentrar, me recuperar, também aproveitar com minha família. Espero que eles possam fazer mudanças radicais para que todos os jogadores possam atuar com tranquilidade", concluiu.

Vini Jr com o agasalho Vini Jr com o agasalho "uma só pele, uma só identidade"
 

Leia os trechos da entrevista de Vini Jr:


APOIO DOS JOGADORES

"Quero agradecer desde já a todos os jogadores da Espanha que sempre que dão entrevista estão me apoiando, fazendo tudo para que a Espanha mude seu pensamento. Não só a Espanha, em todo lugar tem muito racismo. Espero que a gente possa fazer tudo para diminuir cada vez mais o racismo. Os jogadores da Espanha estão me ajudando muito, falando coisas que no início só eu falava. Sempre peço que Fifa, Conmebol, Uefa possam fazer mais coisas, como a CBF está fazendo, vem me ajudando para que possamos evoluir como seres humanos, para que todos possam estudar para ver o que os pretos passam e passaram. O que eu passo não é nem perto do que todas essas pessoas passaram. Eu quero lutar por aqueles que são pretos"

PENSA EM SAIR DO REAL MADRID

"Pensei em sair, sim. Mas se saio daqui, estou dando o que querem aos racistas. Vou seguir lutando e jogando no melhor do mundo, ganhando títulos e fazendo muitos gols, para que vejam cada vez a minha cara. Sigo evoluindo para isso. Jogar futebol e fazer a alegria das minhas pessoas e de todos que vão ao estádio. Racistas sempre serão minoria. Como sou um jogador atrevido, que joga no Real Madrid e ganhamos muitos títulos, é complicado. Mas vou seguir firme e forte pois o presidente me apoia, o clube me apoia, para que eu continue e possa ganhar muitas coisas"

Vini Jr. durante o amistoso com a Inglaterra em WembleyVini Jr. durante o amistoso com a Inglaterra em Wembley 

 

ATAQUE

Acredito que eles têm que falar menos de tudo o que eu faço de errado dentro de campo, é claro que tenho que evoluir, mas tenho 23 anos, é um processo natural, saí muito novo do Brasil, não pude aprender tantas coisas. Tenho 23 anos e sigo estudando. Por que os repórteres da Espanha, que são mais velhos do que eu, não podem estudar e ver o que realmente está acontecendo? Cada vez estou mais triste, cada vez tenho menos vontade de jogar, mas vou seguir lutando.

O QUE FRUSTRA MAIS?

A falta das punições. Se a gente começar a punir todas essas pessoas que cometem crime e aqui eles não consideram crime, vamos começar a evoluir, tudo vai ficar melhor para todo mundo. Faço tantas denúncias, muitas vezes chegam cartas para fazer mais denúncias, mas no final acontece como aconteceu com meu amigo em Barcelona, eles arquivam o processo e ninguém sabe de nada. Se a gente começar a punir essas pessoas, não que eles vão mudar o pensamento, mas vão ficar com medo de falar, seja no estádio, onde tem câmeras... e assim vamos diminuir isso, colocar medo naquelas pessoas. E que eles possam também educar seus filhos. Muitas vezes aqui tem criança me xingando e eu não culpo a criança, porque eles não entendem, eu na idade deles não entendia o racismo. É complicado.

No futebol tem muitas pessoas, tantos jogadores melhores do que eu que já passaram por aqui, eu quero fazer com que as pessoas no mundo possam evoluir, melhorar, que possamos ter igualdade, que num futuro próximo haja menos casos de racismo, que as pessoas negras possam ter uma vida normal, como as outras. Quero seguir lutando por isso. Se fosse por mim, eu já teria desistido, fico em casa, ninguém vai me xingar, fazer nada comigo... Eu vou para os jogos com a cabeça centrada no jogo para fazer o melhor para minha equipe, mas nem sempre é possível. Tenho que me concentrar muito todos os dias... (Vinicius chora).

Dorival Júnior observa Vinícius Jr entortando um adversárioDorival Júnior observa Vinícius Jr entortando um adversário
 

POR QUE VOCÊ É ALVO DE TANTOS INSULTOS, MESMO QUANDO NÃO JOGA?

"Acredito que é algo muito triste tudo que venho passando aqui a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia minha vem aumentando. Acredito também que eu e todos os negros, não só na Espanha, mas no mundo todo, sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros sofrem. Meu pai sempre teve dificuldade de trabalhar por ser negro. Na dúvida, sempre escolhem o branco. Luto por tudo que vem acontecendo comigo. É desgastante, você está meio que sozinho em tudo. Já fiz muitas denúncias e ninguém é punido. Luto pelas pessoas que vão vir e minha família. Se fosse só eu, já teria desistido. Vou triste para casa. Fui escolhido, então estudo mais sobre a cada dia. Meu irmão tem cinco anos e que ele não passe por tudo que estou passando"

COMO IMAGINA O BERNABÉU?

"Vai ser um sonho realizado para mim, poder jogar na minha casa aqui na Espanha, o Bernabéu, com a camisa da seleção brasileira, onde sempre sonhei estar. E pela primeira vez com a torcida contra. Vai ser um duelo muito importante para as duas seleções, algumas das maiores do mundo, faz tempo que não se enfrentam. A gente gosta de jogar contra os melhores, como foi contra a Inglaterra, conseguimos fazer um grande jogo. Hoje tem a preparação para o jogo de amanhã contra alguns companheiros meus, estou muito feliz e ansioso para esse duelo, espero que o Brasil possa sair vencedor"

RECADO AO ENDRICK

"Muito feliz de ver o Endrick fazendo o seu primeiro gol na seleção e eu acompanhando de perto. Encontrei ele com 15 anos e ele tinha os mesmos sonhos que tem agora, de ser muito feliz, fazer grandes coisas no futebol, e ele vem evoluindo a cada dia, amadurecendo, fazendo tantas coisas com apenas 17 anos. Isso é importante para ele, para a família, espero que ele possa seguir no caminho certo, escutar as pessoas mais experientes que ele, como eu tive o meu processo aqui no Real Madrid, escutar essas pessoas e amadurecer tão rápido. Por chegar aqui com 18 anos, é importante ter essa tranquilidade, é o maior clube do mundo, tem muita pressão, muitas pessoas falando bem e mal de ti. Espero que ele possa fazer tudo de melhor, se ele estiver bem eu vou estar bem, se eu estiver bem, meus companheiros estarão bem, e se meus companheiros estiverem bem, o clube vai estar bem. Espero que ele possa ter tranquilidade, vou estar aqui para ajudá-lo em tudo"

Vini Jr contra a Inglaterra em WembleyVini Jr contra a Inglaterra em Wembley
 

COMO SE SENTE UM ANO DEPOIS DE VALÊNCIA?

"A cada denúncia, cada vez mais as pessoas me insultam. Eles pensam que estou contra a Espanha, mas não estou contra a Espanha, estou contra os racistas do mundo, de toda a parte. Quero igualdade para todos nós. Depois de um ano, tive muitos contatos, reuniões, conversas com pessoas que querem fazer as coisas evoluírem e outras que só querem escutar o que eu tenho para falar, mas não querem colocar nada para frente. Todo dia tenho que botar minha cara aqui, quem gosta de mim vai falar bem, quem não gosta vai falar mal. Tenho que tentar assimilar isso, pois grandes federações e pessoas importantes no mundo podem fazer isso comigo, mas muitas vezes têm receio. Eu peço ajuda à Fifa, Conmebol, Uefa, CBF, grupos grandes que podem realmente combater isso. La Liga está evoluindo, tentando melhorar, mas as coisas (leis) da Espanha não deixam eles fazerem tanta coisa. Às vezes é complicado, não posso falar da Liga, eles tiveram reuniões comigo, querem evoluir, mas aqui o racismo não é crime, é meio complicado para eles. Os jogadores também estão me ajudando, sempre agradeço os jogadores que falam sobre, isso me dá mais força para seguir lutando por aqueles que sofrem no dia a dia".

AGRADECIMENTO A CBF

"Obrigado. A CBF, o presidente, todo o pessoal que trabalha com ele, todos os atletas sempre me deram a maior força do mundo para a gente seguir lutando junto, não só em campo, mas também fora. O presidente conseguiu mudar as regras, as leis do Brasil, e a cada vez que tem um ato de crime no futebol ele consegue punir essas pessoas. Isso vem diminuindo no Brasil, espero que outras federações do mundo todo possam aprender com o presidente para que possamos nós, jogadores, seguir com a cabeça só no futebol, pois temos jogos a cada dois ou três dias, tenho que me concentrar, me recuperar, também aproveitar com minha família. Espero que eles possam fazer mudanças radicais para que todos os jogadores possam atuar com tranquilidade"

Vini Jr com o agasalho Vini Jr com o agasalho "uma só pele, uma só identidade"
 

ESTUDANDO

"Hoje entendo mais sobre o racismo, por isso falo com mais propriedade, venho estudando, vendo o que as pessoas passaram. Mohamed Ali ficou sem lutar por essa causa, para lutar pelos seus, eu estou aqui para falar pelo Brasil, com os brasileiros me sinto mais acolhido, mais tudo, é meu país, onde as pessoas realmente me defendem e posso falar com tranquilidade, pois falo português e posso me expressar melhor. Perguntas são sobre coisas que já aconteceram, não me atacando ou não me dando o direito de resposta."

RECADO AOS QUE SOFREM COM O RACISMO

"Que possamos estar todos juntos defendendo um por um para que as coisas mudem. Nós, negros, sabemos que temos que fazer o dobro sempre. Se estamos juntos, é melhor para mim, para você e nossas famílias. Temos que estar juntos. Muitos nos defendem, mas sem tanta força. Só quem é negro sabe o que realmente passa"

 

Fotos: Rafael Ribeiro/CBF

Deixe seu Comentário

Leia Também

Santos vence o Avaí por 2 a 0 no Estádio da Ressacada
Série B

Santos vence o Avaí por 2 a 0 no Estádio da Ressacada

26/04/2024 21:05
Santos vence o Avaí por 2 a 0 no Estádio da Ressacada
São Paulo vence Barcelona-EQU na estreia de Zubeldía
Copa Libertadores

São Paulo vence Barcelona-EQU na estreia de Zubeldía

25/04/2024 22:30
São Paulo vence Barcelona-EQU na estreia de Zubeldía
João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mill
Esporte

João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mill

25/04/2024 20:15
João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mill
Canoagem velocidade do Brasil conquista mais duas vagas em Paris
Esporte

Canoagem velocidade do Brasil conquista mais duas vagas em Paris

25/04/2024 20:05
Canoagem velocidade do Brasil conquista mais duas vagas em Paris
Palmeiras vence o Independiente del Valle em mais uma virada épica
Copa Libertadores

Palmeiras vence o Independiente del Valle em mais uma virada épica

24/04/2024 23:30
Palmeiras vence o Independiente del Valle em mais uma virada épica
Últimas Notícias