Dourados – MS sábado, 27 de abril de 2024
33º
UEMS - Pantanal
ALEMS

Audiência define mobilização para que o Governo de MS assuma o Morenão

O Morenão, maior estádio universitário da América Latina, está localizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande

01 Mar 2024 - 08h00Por Osvaldo Júnior, Agência ALEMS
Audiência pública realizada na ALEMS discutiu a situação atual do Morenão e o futuro da estádio - Crédito: Wagner Guimarães/ALEMSAudiência pública realizada na ALEMS discutiu a situação atual do Morenão e o futuro da estádio - Crédito: Wagner Guimarães/ALEMS

A transferência da titularidade do Estádio Universitário Pedro Pedrossian, o Morenão, para o Governo de Mato Grosso do Sul foi o caminho apontado na tarde de ontem (27) para o avanço significativo na melhoria do local. O assunto foi debatido na audiência pública "Estádio do Morenão: seu Futuro e sua Utilização", realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Presidido pelo deputado Pedrossian Neto (PSD), o encontro discutiu a reforma em andamento no Morenão e soluções de médio e longo prazos, como a possibilidade de concessão na modalidade parceria público-privada.

Deputado Pedrossian Neto presidiu a audiência pública 

 

O Morenão, maior estádio universitário da América Latina, está localizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Por integrar a estrutura de uma instituição federal, o estádio é de responsabilidade do Governo Federal. Para a adoção de medidas debatidas durante a audiência, com destaque a uma eventual firmação de uma parceria público-privada, é preciso que a titularidade do Morenão passe para o Governo Estadual. Ao final da audiência, ficou acordada a realização de pleito nesse sentido, com a participação da bancada federal.

Também deve ser criada uma comissão para acompanhar as obras do Morenão. Conforme proposto pelo deputado Pedrossian Neto, a comissão será formada por representantes da ALEMS, do Governo do Estado, dos clubes de futebol, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), da imprensa e da torcida. Esse grupo deverá se reunir a cada dois meses para discutir e evaliar o andamento das obras.

Estádio em reforma

A reforma do Morenão teve início em meados de 2022. O investimento, de R$ 9.404.942,70, corresponde a termo de fomento firmado em outubro de 2021 entre o Governo do Estado e a UFMS. A responsabilidade dos trabalhos é da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). 

As obras abrangem duas etapas: infraestrutura; e banheiros e vestiários. As entregas seriam, respectivamente, até 12 meses após a contratação e em novembro de 2023. 

Arte: Luciana Kawassaki

 

Os serviços começaram pelo banheiro e vestiário, o que já foi concluído. De acordo com a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brum, essa etapa está sob análise da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). Com a aprovação, a Fatec faz a entrega definitiva para a UFMS. A outra fase, que está no processo de orçamentação, pode demorar mais um ano para ser finalizada, segundo estimou Nilde Brum. 

A presidente da Fatec afirmou que, na próxima semana, deve ter o retorno da empresa que faz a orçamentação. “A empresa tem prazo e a previsão é que, na semana que vem, tenhamos esse orçamento nas mãos”, disse. O orçamento será enviado para análise e aprovação da Agesul. Depois dessa fase, tem início o processo de licitação. 

Nilde Brum falou sobre o andamento da reforma do Morenão

 

O atraso se deve, de acordo com a presidente da Fapec, a muitos problemas encontrados durante as obras. “O Morenão tem 52 anos e nunca havia antes passado por reforma”, justificou Nilde Brum.

Conforme cronologia relativa ao Morenão, destacam-se os seguintes eventos: interdição do estádio pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) em 2014; realização de obras de adequação para reabertura parcial em 2016; entrega do estádio ao torcedor, com capacidade limitada, em 2017; novas obras emergenciais para o Campeonato Estadual em 2020; e termo de reforma entre o Governo do Estado e a UFMS em 2021.

Muito mais que a atual reforma

Na avaliação do deputado Pedrossian Neto, é preciso planejar o Morenão para além da atual reforma. Para o parlamentar, a conclusão das obras em andamento é solução de curto prazo. Mas deve-se pensar também caminhos ao estádio de médio e longo prazos. O parlamentar acredita ser necessária, a médio prazo, a execução de obras ainda não previstas, buscando novos investimentos. “E já podemos começar a pensar, desde agora, um modelo de concessão, uma parceria público-privada, para termos uma arena multiuso de padrão internacional que dê visibilidade ao esporte do Mato Grosso do Sul”, propôs Pedrossian Neto.

A necessidade de uma reforma mais ampla, de acordo com o deputado, justifica-se pela distância entre os problemas que existem no Morenão e os itens incluídos nas obras em andamento. “Por exemplo, não está contemplada a reforma do gramado. E não tem como receber os jogos nacionais e internacionais sem um gramado de primeira linha. Também não estão incluídos um placar eletrônico, sala de imprensa, que está em situação incrível de deterioração, e as arquibancadas, que não têm acentos individualizados, numerados e nem acessibilidade”, acrescentou.

Audiência 

Também participaram da audiência o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho, o secretário de Estado, Turismo, Esporte, Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, o promotor de Justiça, Luiz Eduardo Lemos de Almeida, o pró-reitor de Administração e Infraestrutura da UFMS, Prof. Augusto Cesar Portella Malheiros, o vereador de Campo Grande, Otávio Trad (PSD), o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Herculano Borges, entre outras autoridades, e pessoas ligadas ao esporte. 

A audiência foi transmitida ao vivo pelos canais de Comunicação da ALEMS. Confira abaixo o evento na íntegra:

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Santos vence o Avaí por 2 a 0 no Estádio da Ressacada
Série B

Santos vence o Avaí por 2 a 0 no Estádio da Ressacada

26/04/2024 21:05
Santos vence o Avaí por 2 a 0 no Estádio da Ressacada
São Paulo vence Barcelona-EQU na estreia de Zubeldía
Copa Libertadores

São Paulo vence Barcelona-EQU na estreia de Zubeldía

25/04/2024 22:30
São Paulo vence Barcelona-EQU na estreia de Zubeldía
João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mill
Esporte

João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mill

25/04/2024 20:15
João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mill
Canoagem velocidade do Brasil conquista mais duas vagas em Paris
Esporte

Canoagem velocidade do Brasil conquista mais duas vagas em Paris

25/04/2024 20:05
Canoagem velocidade do Brasil conquista mais duas vagas em Paris
Palmeiras vence o Independiente del Valle em mais uma virada épica
Copa Libertadores

Palmeiras vence o Independiente del Valle em mais uma virada épica

24/04/2024 23:30
Palmeiras vence o Independiente del Valle em mais uma virada épica
Últimas Notícias