Dourados – MS sexta, 26 de abril de 2024
29º
UEMS - Pantanal
Cultura

Lançamento Grupo Lugar de Paz Grupo de Encontros na Praça

26 Out 2021 - 14h30
Lançamento Grupo Lugar de Paz Grupo de Encontros na Praça -
A criação de comunidade para aprofundar as conexões entre pessoas sempre foi uma prática que permeia a evolução da espécie humana, sendo trazida pelas culturas ao longo dos tempos e garantindo a sobrevivência das gerações. Costumeiramente, a comunidade pode se conhecer, apoiar e nutrir mutuamente para a resolução de demandas comuns. Tal visão está conectada com a Cultura de Paz, que prega que nós, como sociedade local e global, busquemos caminhos para mudar o paradigma da cultura da violência e das diversas formas de segregação social, pautando ações e reflexões que apoiem as pessoas e comunidades à sustentarem novos modos de se relacionar. 
 
Eu, Heblisa, trabalho por mais de 10 anos na política pública social do município, mas especialmente os últimos dois anos trouxeram oportunidades de conhecer, fora do trabalho, pessoas que imigrantes, que além de toda a dificuldade financeira (por ter que se deslocar de seu país natal e transformar a própria vida drasticamente, em busca de paz e segurança) vivem hoje, questões de inclusão e baixa conexão com este país e cidade que passaram a residir. Pessoalmente convivi com algumas mulheres imigrantes, jovens, cheias de vida, força e talentos, suportando as piores situações para obter o sustento. Tenho aprendido com essas pessoas a falar o espanhol, mas principalmente a ouvir, com profundidade, o que está por trás das palavras. 
 
Desde que me graduei em Psicologia (um mês antes da pandemia) tenho esse sonho de abrir um grupo público, e agora que estamos (quase 100%) vacinados em Dourados, isso se mostra necessário, em todos os espaços em que circulo, de que haja possibilidades para que as pessoas quebrem aos poucos o receio de se conectar com outros seres humanos, em segurança, para fortalecer algo que nos é inato, o senso de comunidade. 
 
Os encontros deste grupo são sustentados pela Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) e nos Processos Circulares de Construção de Paz, que são bastante convergentes em suas propostas. Destaco que para a ACP, que é uma linha da 4ª onda da psicologia, os grupos de encontro são espaços que propiciam crescimento pessoal, desenvolvimento e aperfeiçoamento de relações interpessoais através de um processo experiencial. Para isso é desenvolvido um clima psicológico de segurança para que a liberdade de expressão possa começar a acontecer. Sentimentos reais podem então ser expressados, sejam positivos ou negativos, pois surge um clima de confiança mútua. 
 
O Grupo de Encontro Comunitário - Lugar de Paz acontecerá aos sábados, 15:00 horas, na Praça do Transbordo (Praça Dr. Antonio Alves Duarte - Rua Onofre Pereira de Matos, 648). Esse é um grupo aberto para todos os gêneros, nacionalidades, classes sociais e lutas! Vamos transformar a praça num espaço de escuta empática e cultura de paz para todas as pessoas! Pedimos para que venha de máscara e traga água e uma almofada ou tapete individual. 
 
Aos Douradenses, reforço o convite para que venham conhecer outras pessoas e apoiar a construção de comunidade e sensação de inclusão para essas pessoas imigrantes, bem como ampliar a sua própria empatia, além de pensar a própria realidade local e pessoal, e de quebra, aprender espanhol. 
 
A Facilitação será conduzida por mim, a Psicóloga Heblisa P. de Mello. CRP14/08807-2 e outros profissionais convidados. Caso você que me lê, tenha interesse em contribuir nessa iniciativa, entre em contato comigo. 
 
Há-braços! 
 
Heblisa P. de Mello é Psicóloga Humanista Existencial, Facilitadora de Mindfulness, Comunicação Não-violenta e estudante em Curso de Cultura de Paz chancelado pelo Consulado da Índia no Brasil, atende clinicamente on-line, e oferece todas as segundas-feiras, meditações gratuitas em seu perfil do Instagram @heblisamello. 
 

 Lanzamiento del Grupo de Encuentros Lugar de Paz en la Plaza.

La creación de comunidad para profundizar las conexiones entre las personas siempre ha sido una práctica que impregnó la evolución de la especie humana, siendo traída por las culturas a lo largo del tiempo y asegurando la supervivencia de generaciones. Por lo general, la comunidad puede llegar a conocerse, apoyarse y nutrirse mutuamente para resolver demandas comunes. Esta visión está relacionada con la Cultura de Paz, que predica que nosotros, como sociedad local y global, buscamos formas de cambiar el paradigma de la cultura de la violencia y las diversas formas de segregación social, orientando acciones y reflexiones que apoyen a las personas y comunidades, para sostener nuevas formas de relacionarse.
Yo, Heblisa, llevo más de 10 años trabajando en la política social pública del municipio, pero sobre todo los últimos dos años me han traído oportunidades para conocer, fuera del trabajo, a personas que son inmigrantes, que, además de todas las dificultades económicas ( por tener que mudarse de su país de origen y transformar drásticamente sus propias vidas, en busca de paz y seguridad) viven hoy, temas de inclusión y baja vinculación con este país y ciudad que han venido a residir. Yo personalmente conviví con unas mujeres inmigrantes, jóvenes, llenas de vida, fuerza y talento, soportando las peores situaciones para ganarse el sustento. De estas personas he aprendido a hablar español, pero sobre todo a escuchar, en profundidad, lo que hay detrás de las palabras.
Desde que me licencié en Psicología (un mes antes de la pandemia) tengo este sueño de abrir un grupo público, y ahora que estamos (casi al 100%) vacunados en Dourados, es necesario, en todos los espacios que circule, que haya posibilidades para que que las personas rompan paulatinamente el miedo a conectar con otros seres humanos, en condiciones de seguridad, para fortalecer algo que nos es innato, el sentido de comunidad.
Las reuniones de este grupo se apoyan en el Enfoque Centrado en la Persona (ACP) y los Procesos Circulares de Construcción de la Paz, que son muy convergentes en sus propuestas. Destaco que para la ACP, que es una línea de la 4ª ola de la psicología, los grupos de encuentro son espacios que brindan crecimiento personal, desarrollo y mejora de las relaciones interpersonales a través de un proceso vivencial. Para esto, se desarrolla un clima psicológico de seguridad para que la libertad de expresión pueda comenzar a darse. Entonces se pueden expresar sentimientos reales, ya sean positivos o negativos, a medida que surge un clima de confianza mutua.
El Grupo de Encuentro Comunitario - Lugar de Paz tendrá lugar los sábados, a las 15:00 horas, en la Praça do Transbordo (Praça Dr. Antonio Alves Duarte - Rua Onofre Pereira de Matos, 648). ¡Este es un grupo abierto para todos los géneros, nacionalidades, clases sociales y luchas! ¡Transformemos la plaza en un espacio de escucha empática y una cultura de paz para todas las personas! Te pedimos que vengas con una mascarilla y traigas agua y una almohada. A los douradenses, les refiero la invitación a venir a conocer a otras personas y apoyar la construcción de comunidad y sentido de inclusión de estas personas inmigrantes.
La facilitación estará a cargo de mí, la psicóloga Heblisa P. de Mello. CRP14 / 08807-2 y otros profesionales invitados. Si usted, que me lee, está interesado en contribuir a esta iniciativa, por favor contácteme.

¡Abrazos!

Heblisa P. de Mello es Psicóloga Humanista Existencial, Facilitadora de Mindfulness, Comunicación No Violenta y estudiante de un Curso de Cultura de Paz aprobado por el Consulado de India en Brasil en tu perfil de Instagram @heblisamello.

Deixe seu Comentário

Leia Também

'MEU SONHO': SED realiza amanhã I Festival de Bandas de Percussão e Fanfarras Indígenas 'NZOPÚNE'*
Cultura

'MEU SONHO': SED realiza amanhã I Festival de Bandas de Percussão e Fanfarras Indígenas 'NZOPÚNE'*

há 28 minutos atrás
'MEU SONHO': SED realiza amanhã I Festival de Bandas de Percussão e Fanfarras Indígenas 'NZOPÚNE'*
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
Cultura

Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande

26/04/2024 14:30
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
Mostra de Cinema começa no dia 03 e será um "esquenta" para o Boca de Cena
Cultura

Mostra de Cinema começa no dia 03 e será um "esquenta" para o Boca de Cena

26/04/2024 13:30
Mostra de Cinema começa no dia 03 e será um "esquenta" para o Boca de Cena
Fim de semana tem Djavan, Matu Miranda, exposição de Van Gogh, Festival da Juventude e muito teatro
Agendão

Fim de semana tem Djavan, Matu Miranda, exposição de Van Gogh, Festival da Juventude e muito teatro

26/04/2024 12:00
Fim de semana tem Djavan, Matu Miranda, exposição de Van Gogh, Festival da Juventude e muito teatro
De MS para o Brasil, artistas selecionados falam sobre a importância do Palco Giratório
Dança

De MS para o Brasil, artistas selecionados falam sobre a importância do Palco Giratório

26/04/2024 11:00
De MS para o Brasil, artistas selecionados falam sobre a importância do Palco Giratório
Últimas Notícias