
No momento não há mão de obra disponível de detentos da Colônia Penal "Paracelso de Lima Vieira Jesus", unidade masculina de regime semiaberto de Três Lagoas, para contratação por empresas, já que todos em condições de serem inseridos em atividades laborais já estão ocupados.
A realidade tão positiva é reflexo dos convênios estabelecidas pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) com empresas e instituições públicas da cidade, e o empenho da direção do presídio e sua equipe de policiais penais para a efetividade das parcerias.
Atualmente, um dos principais parceiros é a Prefeitura Municipal de Três Lagoas que ocupa 69 reeducandos em serviços de manutenção e revitalização da cidade, além da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com três detentos ocupados. Pela iniciativa privada, são oito empresas conveniadas que, juntas, dão oportunidade de trabalho a 124 reeducandos e outros 12 que atuam por meio de contratação direta, através de autorização judicial.
Graças a essa junção de forças, o diretor contabiliza que, desde que assumiu a direção há quase sete anos, o total de presos trabalhando saltou de 30% para 100%. Reflexo também nas melhorias estruturais e assistenciais oferecidas na unidade penal, possibilitadas com apoio de órgãos parceiros.
Os números positivos de Três Lagoas também refletem o trabalho desenvolvido em todo Mato Grosso do Sul pela equipe da Agepen, segundo o diretor-presidente, Aud de Oliveira Chaves, fazendo com que o Estado tenha o dobro da média nacional de reeducandos inseridos no trabalho.
Atualmente, são 200 parcerias firmadas com a agência penitenciária. No MS, as parcerias para ocupação de mão de obra prisional são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Trabalho.
Serviço
Empresas e instituições interessadas em firmar convênio de ocupação da mão de obra carcerária com a Agepen podem entrar em contato com a Divisão do Trabalho pelo telefone (67) 3901-1046 ou e-mail: [email protected].
No site da Agepen tem uma cartilha explicando o passo a passo de como funcionam os convênios e todos os benefícios e responsabilidades dos parceiros contratantes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Direitos humanos
Projeto regulamenta uso de cordões identificadores de autismo
16/03/2025 06:20

Meio Ambiente
Após enchentes, Serra Gaúcha pode levar 40 anos para recuperar o solo
15/03/2025 22:00

Meio Ambiente
Agems e Chapadão do Sul discutem estratégias em saneamento básico para crescer com sustentabilidade
15/03/2025 17:30

Região
Ricardo Torraca assume Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Ponta Porã
15/03/2025 15:30

Turismo
Forte Coimbra, sÃmbolo de resistência e defesa do território nacional, será revitalizado
15/03/2025 15:00