Dourados – MS sexta, 30 de outubro de 2020
Dourados
26º max
18º min
Influx
Saúde

Academias abrem e parques continuam fechados para esportes

Para o médico Jorge Luiz Baldasso, desde que as pessoas mantenham um distanciamento social nas atividades físicas, o risco de contrair a doença durante a prática ao ar livre é muito baixa

23 Set 2020 - 08h02Por Marli Lange
Academias abrem e parques continuam fechados para esportes - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Apesar da importância das atividades físicas ao ar livre ser extremamente benéficas para a saúde das pessoas, a prefeitura de Dourados, mantém os parques públicos da cidade fechados, como forma de garantir a contenção coronavírus. A medida vem ocorrendo desde 20 de março deste ano, pelo decreto n° 2.478, publicado pela Prefeitura de Dourados.

O objetivo é evitar o agrupamentos de pessoas, já que nos parques dificilmente se tem um controle da entrada de pessoas. Manter o fechamento, foi a melhor forma de medida preventiva ao vírus. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que não tem nenhuma deliberação que prevê a abertura dos parques, no momento.

No entanto, para muitas pessoas e autoridades de saúde, a medida não tem sentido algum, já que a possibilidade de se contrair uma contaminação do coronavírus nesses locais, ao ar livre, é bastante reduzida. Para o médico Jorge Luiz Baldasso, desde que as pessoas mantenham um distanciamento social nas atividades físicas, o risco de contrair a doença durante a prática de atividades ao ar livre é muito baixo. “Desde que não tenha aglomerações, respeitando o distanciamento social, os parques não aumentam as chances de infecção pelo coronavírus, já que as evidências epidemiológicas apontam que a transmissão se dá por meio de um contato mais próximo, mais propensos em ambientes fechados”, disse. Para o médico, é muito mais perigoso a pessoa contrair o coronavírus dentro de uma academia, por exemplo, que é um ambiente fechado, que no caso em Dourados, com recomendações rigorosas, foram liberadas para funcionar pelos menos três dias na semana.

“É indiscutível os efeitos benéficos das atividades ao ar livre que proporcionam às pessoas para a manutenção de vida saudável, afinal exercício físico é vida”, diz ele, observando que as práticas liberam níveis mais elevados de substâncias que melhoram o humor trazendo sensação de felicidade e de calma, aumenta a oxigenação cerebral e diminui as chances de determinadas doenças, como diabetes e hipertensão, redução de peso, além de promover a  interação com a natureza.

Pedido parlamentar

O vereador Sérgio Nogueira (PSDB) questiona a permanência do fechamento dos parques de Dourados e não vê que isso está contribuindo para a contenção do coronavírus na cidade. “Há estudos que a prática de atividades, desde que respeitadas as orientações de distanciamento social, higienização das mãos ou uso do álcool em gel, não aumenta as chances de se contrair coronavírus”, comenta.

O vereador, que já encaminhou um pedido para a prefeitura solicitando a reabertura dos parques, quer que o município também defina um plano de estudos para a retomada das atividades esportivas, seguindo todos os protocolos de biossegurança.

O parlamentar justifica a solicitação afirmando que especialistas defendem as atividades físicas na melhoria da saúde e o bem-estar de toda a comunidade, mas faz alerta para a necessidade de cuidados redobrados no retorno dos exercícios em meio à pandemia da Covid-19.  “Espero que a prefeitura atenda esse pedido, que não é meu, é da população. Já encaminhei os requerimentos aos órgãos competentes para que seja analisada a proposta e feito um estudo para que, o quanto antes, seja possível retomar os esportes e, seguindo todas as normas de biossegurança”, disse ele. Ele informou que até a semana passada a prefeitura não havia se pronunciado a respeito do pedido.

Polêmica do uso da máscara

Em meio a polêmica para reabertura dos parques, também surgem as dúvidas a respeito do usa da máscara durante atividades físicas. Para o médico, Jorge Luiz Baldasso, a recomendação é que as pessoas não usem máscara durante atividades físicas, já que a sua utilização pode ser extremamente perigoso, pois pode compromete a respiração. “No caso se pessoa for fazer um exercício aeróbico de maior intensidade, eu não recomendo o uso de máscara porque pode comprometer o sistema respiratório e até levar a morte”, disse o médico. Ele lembra, por exemplo, o caso dos dois estudantes chineses que morreram ao se exercitarem usando máscaras. O fato  levantou um alerta quanto à segurança do uso das máscaras durante o exercício físico. A explicação para as mortes dos adolescentes, é que isso teria ocorrido, devido a um acúmulo do gás carbônico expirado, com risco para intoxicação pelo próprio gás carbônico. As duas mortes aconteceram em abril, na China. As vítimas foram dois adolescentes de 14 anos e ambos colapsaram durante uma prova de corrida, em dias diferentes. Baldasso alerta a pessoa que for fazer exercício de alta intensidade, como corrida, por exemplo, não utilize máscara e consulte um médico antes da prática.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mantida qualificadora e réu será julgado no Tribunal do Júri
JUSTIÇA

Mantida qualificadora e réu será julgado no Tribunal do Júri

30/10/2020 17:01
Mantida qualificadora e réu será julgado no Tribunal do Júri
Exumação de corpo para mudança de jazigo deve respeitar período determinado
JUSTIÇA

Exumação de corpo para mudança de jazigo deve respeitar período determinado

30/10/2020 15:04
Exumação de corpo para mudança de jazigo deve respeitar período determinado
Campanhas de vacinação são  prorrogadas até 30 de novembro
Dourados

Campanhas de vacinação são prorrogadas até 30 de novembro

30/10/2020 13:55
Campanhas de vacinação são  prorrogadas até 30 de novembro
Número de casos de Covid-19 volta a subir em MS
Pandemia

Número de casos de Covid-19 volta a subir em MS

30/10/2020 11:41
Número de casos de Covid-19 volta a subir em MS
Idosa pede socorro após jiboia de quase 3 metros parar no portão da casa dela
Capital

Idosa pede socorro após jiboia de quase 3 metros parar no portão da casa dela

30/10/2020 08:26
Idosa pede socorro após jiboia de quase 3 metros parar no portão da casa dela
Últimas Notícias