Dourados – MS domingo, 24 de março de 2019
Louise Torres

Tendência de comportamento que influencia o consumo

Você sabe o que é Marketing de causa?

12 Fev 2019 - 14h01

Causa, segundo o dicionário, é o princípio, razão ou origem de alguma coisa; motivo. Mas também é o interesse coletivo à partir do qual um grupo se rege. E é sobre essa causa que vamos falar aqui.

A Edelman Earned Brand, um estudo global anual de como as marcas ganham, fortalecem e protegem suas relações com os consumidores, conduzida pela agência de consultoria, líder em Relações Públicas, Edelman Intelligence, avaliou a percepção das pessoas sobre o posicionamento de marcas em relação a valores e causas.  E concluíram que mesclar a força de uma empresa/marca com a capacidade de fazer o bem e promover causas sociais é um movimento que, cada vez mais, reflete positivamente aos olhos dos consumidores brasileiros.

A maioria dos entrevistados (69%) afirmaram que compram ou boicotam uma marca em virtude de sua associação à uma questão social ou política. E essa é uma tendência em escala global, pois vem sendo observada ano a ano e só está crescendo.

O resultado da pesquisa com brasileiros:

Faixa etária de 18 a 34 anos: 70%; de 35 a 54 anos: 75% e de mais de 55 anos: 60%, consideram o posicionamento da marca ao consumir um produto ou serviço.

E ainda, 66% dos entrevistados de renda baixa, 72% de renda média e 71% de renda alta, compartilham o mesmo comportamento.

Comunicação 

O estudo também mostra que a comunicação do posicionamento da marca e de suas ações já é tão importante quanto informar sobre seus produtos e serviços. O que vai contrário ao pensamento de que boas ações não se deve alarmar. Pois deve sim, porque fazer o bem contagia!

Mais da metade dos entrevistados (55%), demonstraram intenção de compra ao serem impactados pela comunicação de uma empresa sobre seus valores ou crenças. E para 69%  das pessoas, as marcas devem facilitar a visualização de seus valores e posicionamento em seus pontos de venda.

Mais revelações: 

Capacidade de influenciar 

O estudo também revelou que os consumidores acreditam que as empresas são uma força mais efetiva de mudança do que o governo: 63% afirmaram que as marcas podem fazer mais para solucionar problemas sociais do que o poder público, e 62% acreditam que é mais fácil fazer com que as marcas resolvam problemas sociais do que conseguir que o governo faça.

 

A Re/Marca, nome que demos aos serviços de agência de comunicação e marketing do O Progresso Digital, que significa: repensar, renovar e ressignificar uma marca, nasceu acreditando exatamente nisso: no poder de influência que as marcas têm e a importância de comunicar (bem) seu propósito e seus valores.

Marcas são como pessoas 

Assim como as pessoas, elas são preenchidas de significado e conteúdo. Conseguem construir relacionamentos fortes, têm essência, propósito, se expressam... E assim como as pessoas, as marcas trilham um caminho sem fim em busca da evolução, do autoconhecimento para se posicionarem na sociedade, e de mudança e progresso constantes. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cãominhada acontece neste domingo em Dourados
Pets

Cãominhada acontece neste domingo em Dourados

23/03/2019 18:31
Cãominhada acontece neste domingo em Dourados
Quartas de final do Estadual de MS começam neste sábado
Futebol

Quartas de final do Estadual de MS começam neste sábado

23/03/2019 10:24
Quartas de final do Estadual de MS começam neste sábado
Governo quer serviços de internet de alta velocidade em MS em 2020
MS Digital

Governo quer serviços de internet de alta velocidade em MS em 2020

23/03/2019 10:04
Governo quer serviços de internet de alta velocidade em MS em 2020
Nova barragem da Vale em MG entra em alerta máximo para rompimento
Sirenes tocaram

Nova barragem da Vale em MG entra em alerta máximo para rompimento

23/03/2019 09:26
Nova barragem da Vale em MG entra em alerta máximo para rompimento
Novorizontino e Palmeiras abrem o mata-mata do Paulistão
Futebol

Novorizontino e Palmeiras abrem o mata-mata do Paulistão

23/03/2019 09:07
Novorizontino e Palmeiras abrem o mata-mata do Paulistão
Últimas Notícias