Prefeito e vereadores Pipoca e Luciene Cavalheiri durante audiência com Marcelo Miglioli. - Crédito: Foto: Dilermano Alves
Depois de executar serviços em caráter de emergência na zona rural de Caarapó, a fim de facilitar o escoamento da produção agrícola da última safra, o prefeito Mário Valério (PR) quer agora solução definitiva para os estragos provocados pelas chuvas atípicas que atingiram a região desde o fim do ano passado. Com recursos próprios – e em alguns casos com apoio de proprietários rurais -, a administração municipal promoveu a recuperação de pontes e estradas de responsabilidade do município, enquanto a Agesul (Agência de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) atuou em algumas vias de responsabilidade do governo do Estado.Na quarta-feira (6), Mário Valério manteve reunião na sede da Secretaria de Obras do Estado, a fim de reivindicar a construção de pontes de responsabilidade do governo de Mato Grosso do Sul. Entre as obras solicitadas está a construção da ponte do Rio Amambai (região das fazendas Tarumã e São Lourenço), destruída pelas chuvas. "A população local está tendo de dar uma grande volta para chegar à cidade. Além disso, uma grande quantidade de cana da usina que opera em Caarapó precisa ser transportada para o nosso município. Com a ponte destruída, o percurso alternativo para o transporte aumentou muito, o que está causando grandes prejuízos. Esse problema só será solucionado com a reconstrução da ponte", argumento o prefeito de Caarapó ao secretário Marcelo Miglioli.
Valério ouviu do secretário de Obras do Estado a explicação de que o Estado aguarda a liberação de verba federal para reconstruir dezenas de pontes em Mato Grosso do Sul. Segundo Miglioli, há recursos aprovados na União, por conta da situação de emergência decretada em diversos municípios em razão das chuvas, mas que existe todo um trâmite burocrático para a liberação dos valores. "Se o Estado usar recursos próprios para reconstruir as pontes, dificilmente haverá ressarcimento por parte da União. Assim, precisamos aguardar a verba federal", explicou o secretário.
Em Caarapó, das pontes e tubulações danificadas, a prefeitura já conseguiu finalizar a recuperação de três, estando executando serviços em outras duas.
Paralelamente, a prefeitura está concentrando os serviços na zona urbana, com a construção de asfalto novo, patrolamento e encascalhamento de ruas e operação tapa-buraco.
A reunião na Secretaria de Obras do Estado foi acompanhada pelos vereadores Pipoca (DEM) e Luciene Cavalheiri (PDT). Na mesma hora, a vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), o presidente da Câmara, Luiz Macarrão (DEM), e os vereadores André Nezzi (PDT), Manoelito Bagaceira (PDT), Professor Pontinha (PT) e Manezinho (DEM) cumpriam agenda em outros órgãos do governo do Estado e na Assembleia Legislativa.
Caarapó é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Localizado na Mesorregião do Sudoeste de Mato Grosso do Sul e na Microrregião de Dourados. "Caarapó" é um termo oriundo da língua guarani e significa "raiz de erva mate", através da junção dos termos ka’a ("erva mate") e rapó ("raiz").
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cidade conta atualmente com 28.001 habitantes.