Telecentro será inaugurado amanhã na Capital - Crédito: Foto:Edemir Rodrigues
CAMPO GRANDE - A Coordenadoria de Ensino à Distância e Projeto Bolsa Formação inaugura oficialmente amanhã, a partir das 9h o telecentro central instalado na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Campo Grande. Em funcionamento desde 2006, o espaço foi submetido à reforma, passando a oferecer melhor estrutura, ambiente confortável e climatizado aos alunos, tutores e gestores da Rede Nacional de Educação a Distância (Ead). Ao todo, Mato Grosso do Sul, conta com sete telecentros, dois instalados na Capital e um nas cidades de Coxim, Corumbá, Dourados, Jardim e Três Lagoas. Criados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para dar suporte à Rede Ead, os telecentros são ambientes de treinamento compostos de telessala, sala web, ambiente de tutoria, com a infra-estrutura e os meios necessários para teleconferências, videoconferências, treinamento baseado em computador, e exibição de vídeos, filmes, estando disponíveis tanto para treinamento corporativo, quanto para o treinamento de instituições parceiras e também para a própria comunidade. A interatividade entre os alunos e professores é parte fundamental na montagem da sua estrutura.
O telecentro central oferece quinze computadores, todos com acesso à internet, também há disponível aparelhos como datashow, tela de projeção, DVD e outros. “Temos todos os ambientes preparados para proporcionar um ensino de qualidade” disse o tenente coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte, tutor máster e coordenador estadual de ensino a distância e projeto bolsa formação.
De acordo com dados da Coordenadoria de Ensino a Distância e Projeto Bolsa Formação desde a implantação dos telecentros já foram realizados no Estado, 29.785 inscrições para os cursos on-line da Rede Ead, capacitando cerca de 8.500 profissionais da segurança pública.
#####REDE EAD
Criada em 2005 pela Senasp/MJ em parceria com a Academia Nacional de Polícia a Rede Nacional de Educação a Distância é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública no Brasil, que tem como objetivo viabilizar o acesso dos profissionais destes profissionais aos processos de aprendizagem, independentemente das limitações geográficas e sociais existentes.
A Rede possibilita aos policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários, policiais federais e rodoviários federais, a educação continuada, integrada e qualificada de forma gratuita e está implementada nas 27 Unidades da Federação por meio de 270 telecentros já instalados nas capitais e principais municípios do interior.
Os cursos são disponibilizados através de ciclos. A cada ano são realizados três ciclos de aulas dos quais participam, aproximadamente, 200 mil alunos por ciclo. São mobilizados dois mil tutores ativos para as mais de três mil turmas que contam com até 50 alunos por sala virtual.
No 21° ciclo, primeiro do ano de 2011 foram inscritos 3.836 alunos no estado. A Polícia Militar registrou 1.964 cadastrados, destes 405 são novos inscritos. A Polícia Civil registrou 568 cadastrados. Já a Guarda Municipal registrou o maior aumento de inscritos para este primeiro ciclo do ano: com 642 inscritos, 201 se cadastraram pela primeira vez na Rede EAD.
O coordenador afirma que os cursos a distância são excelentes e fazem parte do futuro do sistema de ensino do Brasil. “Tanto o Estado quanto o policial têm ganhos. O primeiro por reduzir custos na formação e capacitação dos efetivos, e o segundo por obter acesso aos cursos, necessários muitas das vezes para ascensão funcional, sem sair de sua localidade de origem e sem prejudicar o trabalho”, ressalta Duarte.